Os arquitetos baianos Aline Cangussu, Adriana Sales, Cristina Calumby, Flavio Moura, Marlon Gama, Mariana Freitas, Patrícia Martinez e Tati Mello foram convidados pela Florense Salvador para a abertura da mostra de arte originada do Projeto Talentos, uma iniciativa da unidade paulista da marca que visa descobrir, divulgar e incentivar a arte e a cultura brasileiras dos quatro cantos do país.
A turma foi ciceroneada pela sócia da Florense Salvador, Fabiola Secchin e recebida pelo CEO da Florense, Mateus Corradi, e pela franqueada das unidades de São Paulo e Salvador, Camila Nunes Carneiro.
O evento aconteceu na flagship da Florense, em São Paulo, e reuniu profissionais de arquitetura de diversas cidades brasileiras. O projeto foi idealizado pela diretora criativa da marca, Roberta Castellan, com curadoria de dois nomes de peso no cenário da arquitetura e design: o consultor de estilo, produtor e set designer Aldi Flosi e o fotógrafo e artista visual Denilson Machado.
O objetivo do projeto, segundo a responsável pelo marketing da marca, Graziella Castanheira, é exibir um recorte sobre a arte que se faz no Brasil de hoje e apontar as tendências da arte brasileira do futuro, pensando nas próximas décadas de acordo com a realidade do século 21.
Os 14 artistas selecionados já possuem uma trajetória no circuito das artes em diversas regiões do Brasil que trafegam em variadas mídias – pintura, escultura, desenho, bordado, performances, instalações –, cujas obras trazem uma inquietação que se reflete na abordagem das questões da pós-modernidade, tais como o feminismo, o antirracismo, as pautas identitárias e outras.
O projeto, que reúne obras de artistas como Cadeh Juaçaba (CE), Carolina Krieger (SC), Eduardo Scatena (RJ), Henrique Detomi – (MG), Junior Brandão (PI), dentre outros, também prevê para breve o lançamento de um livro finamente encadernado (Art Book) imagens das obras presentes na exposição que foram adquiridas pela marca de mobiliário high-end e fazem parte do décor da Casa Florense, em Flores da Cunha, no Rio Grande do Sul. A mostra segue em cartaz na Florense Gabriel (SP) até 31 de março e seguirá depois para as demais lojas da rede pelo Brasil.