Referência em arquitetura e design sustentável, a arquiteta Camila Maia assina quatro ambientes do projeto de reforma da Casa de Saúde Solange Fraga, iniciativa beneficente da CASACOR Bahia 2022. Ao lado de mais três escritórios baianos de arquitetura e design de interiores – Celeste Leão, Dolores Landeiro e a dupla Caio Bandeira e Tiago Martins, da Architects + CO – o projeto transformou completamente os 30 ambientes da instituição, que fica no bairro da Saúde e acolhe crianças e adolescentes.
Um dos principais ambientes recriados por Camila Maia foi a Sala Multifuncional, um espaço lúdico para descontrair e proporcionar atividades para as crianças que estão em tratamento na Casa de Saúde. Com essa proposta, duas paredes e uma parte do teto recebem o grafismo da artista plástica e muralista Miu Monteiro. “São imagens coloridas de flores, gatinhos e passarinhos. Criamos um universo alegre e colorido para as crianças mergulharem e esquecerem o tratamento. Também têm duas mesas orgânicas e uma estante da Romanzza, que serve de apoio para guardar lápis de cor, cadernos, tecidos e brinquedos”, explica Camila.
Já na Sala da Psicóloga, a arquiteta apostou em uma ideia sustentável e projetou uma estante a partir de mostruários de porcelanato que, além de reciclar o material, confere durabilidade e beleza ao mobiliário. A parede principal recebeu um efeito de cimento queimado na cor Mergulho Sereno da Coral e as demais paredes foram pintadas de azul citrino. “O ambiente fica relaxante e envolvente nesses tons de azul”, avalia Camila, que também utilizou obras de arte do ceramista e artista plástico João Neto e quadros de Manu Tasca no espaço.
“A inclusão é imprescindível nesse projeto, por isso, optei pelas obras de Manu Tasca. Ela possui um filho com a Síndrome de Jacobs e é através de seus desenhos que ela apresenta o mundo para seu filho Lulu”, comenta.
A Sala de Aula recebeu uma parede inteira com cobertura especial, que servirá de quadro negro, além de caixas personalizadas de porcelanatos reciclados, que funcionam como cachepô para guardar brinquedos. A Ogunja Revestimentos é responsável pelo Vinílico da Urban Parma da Durafloor, material que recobre o piso e sobe até as paredes.
Além de Camila, o projeto CASACOR Bahia Beneficente contou com a participação da arquiteta Celeste Leão, responsável por recriar toda a área lúdica da casa com Brinquedoteca, Parque Infantil, Sala de Dança, Sala de Jogos, Sanitário Infantil e 2 Sanitários de Visitantes; da designer de interiores Dolores Landeiro, que assinou os projetos da Sala de TV, Sala de Convivência, Refeitório, Cozinha com despensa e Área de serviço; e a dupla de arquitetos Tiago Martins e Caio Bandeira, que assumiram a Fachada e Masterplan, assim como 6 quartos e 4 banheiros.
O público poderá conhecer a casa totalmente repaginada na exposição CASACOR Bahia Beneficente – que acontecerá em paralelo com a CASACOR Bahia 2022, no Horto Florestal – de 21 de outubro a 4 de dezembro: quarta a sábado, das 16h às 22h, e aos domingos e feriados, das 15h às 21h, pelo valor de R$ 40.