Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Negócios

Petrobahia investe no mercado de combustível marítimo na Bahia

A distribuidora de combustíveis Petrobahia, com sede em Salvador, expande suas atividades para o mercado de combustível marítimo com o Óleo Diesel Marítimo, denominado Maré. Utilizado em motores de pequenas e médias embarcações, e em sistemas auxiliares de grandes navios, o produto foi projetado para preservar e favorecer a vida útil dos tanques abastecidos, reduzindo a necessidade de manutenção.

Outro diferencial está no atendimento à normativa da Organização Marítima Internacional (IMO), que estabelece o limite de 0,5% de enxofre nos combustíveis marítimos, contribuindo com a redução das emissões de gases do efeito estufa e dos impactos ambientais.

De acordo com o CEO da companhia, Thiago Andrade, como distribuidora de combustível marítimo, a Petrobahia é parceira da Economia do Mar, projeto idealizado pela Marinha do Brasil, que reconhece Salvador como a capital da Amazônia Azul. “Nosso foco é transformar a baía de Todos-os-Santos – maior baía do Brasil e segunda maior do mundo – em um polo de abastecimento de combustíveis marítimos para fomentar o desenvolvimento de toda economia que gira em torno dessa cadeia, com geração de emprego, renda e riqueza para a Bahia”, explica.

A Petrobahia é a 5ª maior distribuidora de combustíveis do Nordeste e também a 5ª em número de postos bandeirados da Bahia, totalizando 74 unidades. Auditada pela Big Four desde 2001, sem ressalvas, a empresa está presente em 13 Estados e atua com combustível de aviação, através da joint-venture com a britânica British Petroleum, que resultou na Air BP Petrobahia, além de combustíveis automotivos, com destaque para o Gás Natural Comprimido – GNC e o Gás Natural Liquefeito – GNL.

Amazônia Azul

Conceito lançado pela Marinha do Brasil, baseado na Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM) que estabelece a Zona Econômica Exclusiva (ZEE) marítima de 200 milhas náuticas de largura para todos os países costeiros. No Brasil, esta ZEE forma um território molhado de 4,5 milhões de km² que circunda toda a costa brasileira, uma área maior do que a Amazônia Verde, onde a camada líquida, o solo e o subsolo marítimo (pré-sal) – foram agregados ao patrimônio nacional.

Esta é uma área que só o Brasil pode explorar economicamente e que, por conta das riquezas naturais e minerais abundantes, é chamada de Amazônia Azul, numa comparação à importância da floresta amazônica para o país. Navegação, pesca, turismo, geração de energia renovável, e, principalmente, extração de petróleo e gás fazem da faixa oceânica fundamental para a economia e a soberania do país.

Na área da Amazônia Azul estão as reservas do pré-sal e dele se retira cerca de 85% do petróleo, 75% do gás natural e 45% do pescado produzido no país. Via rotas marítimas são escoados mais de 95% do comércio exterior brasileiro. Nessa área existem recursos naturais e uma rica biodiversidade ainda inexplorados.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Música

No sábado, 15 de novembro, todos os caminhos irão levar para o público para a festa “É Sim Bahia”, que será realizada no Porto...

Música

O cantor Durval Lelys será a grande atração da edição deste sábado, dia 1º de novembro, da festa “Pé na Areia Mali”, que será...

Gente

No último sábado, 25 de outubro, o Vidya Studio recebeu um evento especial para celebrar a inauguração do Núcleo Ohana, um núcleo de estética...

Gastronomia

Um dos mais importante eventos gastronômicos da Bahia celebra a “Gastronomia Km 0” e impulsiona economia local de Porto Seguro

Beleza

Com 14 produtos entre balms e lapiseiras, a marca criada pela influenciadora celebra o movimento da beleza prática e sensorial.

Gastronomia

O Estacionamento E do Shopping da Bahia (SDB) será palco do Brasil Brew Festival entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro....

Negócios

Nos dias 30 e 31 de outubro, a Fórum do Comércio 2025 reúne empreendedores, líderes do comércio e especialistas em inovação na Casa do...

Gente

Matéria da revista T Magazine apresenta a capital baiana como o coração afro-brasileiro e cita a chef e fotógrafa entre os nomes que representam...