Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Viagem

Brasileiro quer ver dinheiro gasto em férias retornando para comunidades locais, aponta pesquisa

Devido à pandemia do coronavírus, passamos mais tempo em casa do que estávamos acostumados, e o período nos fez refletir sobre o que mais gostamos nas experiências de viagem, com muitos viajantes percebendo que as culturas locais têm um papel essencial nisso. No mundo todo, as comunidades se uniram como nunca antes, e o Relatório de Viagens Sustentáveis* da Booking.com mostra que as pessoas estarão mais conscientes quando forem conhecer outros locais além da própria comunidade.

De acordo com o levantamento, os brasileiros são a segunda nacionalidade dentre os 30 países pesquisados que mais querem ver o dinheiro gasto em suas viagens voltando para a comunidade local (81%), atrás apenas dos tailandeses. E 92% dos viajantes do país dizem que farão atividades/visitarão pontos turísticos para garantir que o impacto econômico de sua viagem seja distribuído igualmente por todos os níveis da sociedade – seja por meio de compras em pequenas lojas independentes ou pela participação em experiências autênticas representativas da cultura local. Entre os viajantes mais comprometidos com essa ideia estão os brasileiros (85%), italianos (84%) e espanhóis (82%). Esse é um bom indicador de que, quando for seguro viajar novamente, as pessoas pensarão em como suas viagens podem ter um efeito regenerativo de longo prazo para ajudar as comunidades locais.

Além disso, a pesquisa mostrou que muitas pessoas desejam ter uma compreensão mais profunda da cultura dos seus destinos de viagem, assim como ajudar as comunidades locais a se reerguerem. É o caso de 76% dos viajantes brasileiros, por exemplo, que dizem que estão determinados a ter experiências genuínas e que reflitam a cultura local na sua próxima viagem. Isso se traduz em jantares em restaurantes autênticos ou na participação em atividades organizadas pelas comunidades.

Inclusive, 78% dos entrevistados do país revelaram que o impacto da pandemia do Coronavírus os encorajou a fazer viagens mais sustentáveis no futuro. E para 94%, aumentar a compreensão cultural e a preservação do patrimônio cultural é um aspecto importante das viagens sustentáveis.

Iniciativas sustentáveis de viagem que têm como base a comunidade não são novidade. Já há empresas de todos os tamanhos trabalhando nesse setor, e a Booking.com está procurando maneiras de integrar mais dessas opções em seus anúncios. Além disso, a empresa já apoia e oferece mentoria a iniciativas desse tipo, como start-ups e organizações do mundo todo, cujo foco é conectar viajantes com experiências locais autênticas que beneficiem as comunidades dos destinos. 

* Pesquisa encomendada pela Booking.com e realizada com 29.349 entrevistados em 30 países. Para participar, todos deveriam ter mais de 18 anos, terem viajado pelo menos uma vez nos últimos 12 meses e estarem planejando uma viagem em 2021, e serem responsáveis pela decisão ou estarem envolvidos no processo de tomada de decisão da viagem. A pesquisa foi feita on-line e ocorreu em março de 2021.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Cinema

Ingrid Guimarães é a atriz brasileira que tem o faro para roteiros divertidos. Enquanto vemos outros atores e atrizes fazendo comédias ruins, Ingrid brilha...

Streaming

A série animada Marvel Zombies consiste em unir o universo dos super-heróis (Capitão América, Homem de Ferro, Hulk) com o apocalipse zumbi. Esse conceito,...

Salvador

Um dos imóveis mais emblemáticos de Salvador, a Casa D’Itália, está oficialmente à venda por R$ 23,2 milhões. A Associação Cultural Casa D’Itália, proprietária...

Gente

Organizador do TEDx Praia do Forte viveu uma maratona de conexões entre Suécia e Áustria

Gastronomia

Evento recebe chefs internacionais como o dinamarquês Rasmus Munk, do estrelado Alchemist, e o colombiano Jeferson Smit, do Afluente, além de grandes nomes da...

Bahia

O Litoral Norte da Bahia se prepara para um novo marco. No dia 10 de outubro de 2025, será inaugurado oficialmente o Shopping Busca Vida, localizado no Km 10...

Música

O litoral sul da Bahia se prepara para viver uma noite histórica. No dia 21 de novembro, Arraial d’Ajuda será palco da primeira edição...