Com uma programação que reúne artistas nacionais renomados como Eduardo Moscovis e Ana Lúcia Torre (Norma), Renata Sorrah (em Renata Sorrah em Companhia), Débora Falabella e Yara de Novaes (Neste Mundo Louco, Nesta Noite Brilhante) e Otávio Muller (Questão de Falha), o Catálogo Brasileiro de Teatro apresenta sua primeira versão digital e com uma programação totalmente gratuita após mais de 20 anos de experiência devido a pandemia de Covid-19.
A primeira ação do projeto é a Oficina “Dramaturgias do Hoje e do Amanhã” com com o ator, diretor e dramaturgo Márcio Abreu, da Companhia Brasileira de Teatro, a ser realizado pelo Zoom todas às quartas feiras de 10 de fevereiro a 10 de março, das 19h às 21h, cujas inscrições para acesso a oficina devem ser solicitadas pelo email palco@fredsoares.com.br.
O evento conta ainda com uma programação baiana – Salvador e interior: Pele Negra, Máscaras Brancas – da Cia Teatro da UFBA, A Travessia do Grão Profundo, os solos Medéia Negra, Criança Ferida, GbaGbe, Rosas Negras, o infantil A Vaca Lelé, da Cia Baiana de Patifaria, e o espetáculo cênico-musical #ComproVendoTrocoAmor. O Catálogo Brasileiro de Teatro contemplará ainda uma montagem inédita produzida exclusivamente para versão digital (online ou exibição).
Reconhecido como um dos maiores projetos de circulação e difusão nas artes cênicas, a versão online do Catálogo traz artistas e grupos de diversas regiões do país: Belo Horizonte, Curitiba, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, além de Salvador e cidades do interior da Bahia. Além dos espetáculos e artistas citados acima, Tudo Que Cabe Em Uma VHS (Magiluth/PE) e Tá Tudo Treta e a Poesia Rege (Companhia do Tijolo/SP) também integram a mostra nacional Tudo Que Você Quer Ver na Web.
Sob a direção de Paulo de Morais, da Companhia Armazém de Teatro, os interessados na montagem devem enviar texto do espetáculo, argumento ou projeto cênico para o email palco@fredsoares.com.br, até o dia 08 de Fevereiro, apresentando também informações acerca do elenco. A produção contemplada receberá um prêmio para produção da montagem que terá sua apresentação de estreia em 28 de Março no canal youtube.com/fredsoaresproducoes.
Leitura
Haverá ainda uma leitura dramática do texto de Luiz Antônio Sena Jr, uma adaptação da obra Pequeno Manual Antirracista, de Djamila Ribeiro. Dirigido por Fred Soares, a encenação será feita pelas atrizes Denise Correia, Ella Nascimento, Marcia Limma e Valdineia Soriano e revisita 10 lições breves que Djamila aponta em seu livro para entender as origens do racismo e como combatê-lo. A exibição acontecerá dia 27 de Março, em comemoração ao Dia Mundial do Teatro, no canal youtube.com/fredsoaresproducoes.
