Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Viagem

Viagens exclusivas ao Pantanal revertem doações para a preservação de onças-pintadas

Pensando em proporcionar experiências únicas nesse período em que o distanciamento social é essencial e as viagens ao exterior sofrem diversas limitações, roteiros de luxo pelo Brasil ganham cada vez mais destaque. Nesse cenário, a Matueté, agência especializada em tours personalizados, em parceria com a Icon, que oferece voos em aeronaves de pequeno porte, e com o apoio da Jaguar-Land Rover, começou a oferecer viagens exclusivas ao Pantanal. Cada pacote vendido conta com uma doação revertida ao Onçafari, criado para o estudo e conservação de onças-pintadas.

Partindo em voo privativo direto ao Pantanal, saindo do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, o público terá a oportunidade de se hospedar em um lodge exclusivo para a sua família, no Refúgio Ecológico Caiman, em Mato Grosso do Sul. No local, está instalada há quase 10 anos a principal base do Onçafari, onde os turistas terão a oportunidade fazer passeios a bordo de veículos da Land Rover para avistar a onça-pintada e demais animais nativos da região.

Desde 2011, o Onçafari coleta dados e compila informações que levam ao melhor entendimento do comportamento das onças-pintadas, assim como a descoberta de melhores estratégias para a conservação do maior felino das Américas. Vale ressaltar ainda que um dos principais braços do projeto é o ecoturismo.

“O ecoturismo é fonte de renda e educação para a população da região. Nesse período em que temos que tomar precauções extras para viajar, esse roteiro personalizado é o ideal para os que desejam evitar destinos com aglomeração e preferem ter uma experiência única em meio à natureza. O grande destaque é que o pacote conta com uma doação, em nome do contratante, para o Onçafari, beneficiando os esforços de preservação da onça-pintada”, comenta Mario Haberfeld, fundador do Onçafari.

O ecoturismo é uma importante ferramenta de conservação da natureza em muitos lugares do mundo, como na África, cuja rica vida selvagem atrai turistas de todos os cantos do globo terrestre. O Onçafari trabalha para habituar animais, como a onça-pintada, à presença de veículos. À medida que os animais se acostumam com a presença dos carros de safári, deixam de encará-los como uma ameaça e ficam mais à vontade, o que facilita o desenvolvimento do ecoturismo na região.

“É essencial ressaltar que habituar animais não significa domesticá-los, e sim mantê-los totalmente selvagens e livres, mas sem que se sintam ameaçados pela presença de veículos. Trata-se de uma interação neutra entre ser humano e animal, na qual a aproximação não gera nem malefícios nem benefícios. Somente em 2019, 98% dos hóspedes avistaram onças-pintadas”, explica Haberfeld.

Confira o roteiro:

Dia 1
Chegada no Pantanal
Voo direto São Paulo – Fazenda Caiman
Safári fotográfico

Dia 2
Onçafari
Safári à procura de onças pintadas

Dia 3
Explorando a região
Remo e trilha em áreas pantaneiras
Retorno para São Paulo

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Cinema

Longa estreia nesta quinta-feira

Música

Apresentação será na Concha Acústica, em novembro

Moda

Desde 2013, a IWC Schaffhausen é “Parceria Oficial de Engenheria” da equipe Mercedes-AMG PETRONAS mais de 10 anos que a marca de alta relojoaria...

Música

Show acontece na sexta-feira

Gastronomia

Chefs criarão menu de entradinhas para noite especial no Rio Vermelho

Gastronomia

Novo empreendimento conta com menus assinados por grandes nomes da gastronomia nacional, com Fabi Agostini, Diego Lozano, Ian Spampatti e Márcio Silva

Moda

Marca apresenta coleção especialmente para viagens rumo às altas temperaturas