A Semana Criativa de Tiradentes chega à quarta edição em formato virtual recheado de palestras, rodas de conversa e experiências para repensar o design e artesanato brasileiros em um contexto local: a cidade de Tiradentes, Minas Gerais.
O evento reúne nomes importantes da arte, arquitetura e culinária em 4 dias de intercâmbio de conhecimentos e valorização da história e do modo de fazer tradicional. Estão confirmados o estilista Ronaldo Fraga, o fundador da MCF Consultoria Carlos Ferreirinha, Marcia Souto, da Fenearte – a maior feira de artesanato da América Latina -, o designer Marcelo Rosenbaum, o arquiteto Guto Requena, entre outros nomes. “O grande desafio este ano era o de não ser mais um webinar. Era o de ser um evento online afetuoso, que levasse as pessoas para Tiradentes. Acho que conseguimos isso!”, conta Simone Quintas, uma das organizadoras do evento.
Neste ano, o charme e as histórias de Tiradentes serão contadas em formato 100% digital, permitindo que qualquer pessoa do mundo possa imergir na experiência cultural do evento. A cidade que inspira a SCT é conhecida pela variedade de artesãos habilidosos que trabalham com diversas técnicas e matérias primas, como madeira, tecido, ferro, vidro, metais e pedras. Anualmente, um grupo de artesãos talentosos e designers renomados cocriam e apresentam seus produtos após intenso intercâmbio de conhecimento em imersões que acontecem no primeiro semestre do ano.




Com a pandemia e impossibilidade de realizar essas imersões a SCT buscou novas formas de promover e valorizar os conhecimentos de raiz. Para reforçar o protagonismo das grandes estrelas da Semana Criativa, uma das novidades desta edição é a série de mini documentários chamada Artesão das Vertentes que traz as histórias de artesãos das cidades de Nazareno, Prados e Tiradentes, exibida no canal da SCT no YouTube. Já estão no ar três episódios da série: Bonecos de Tiradentes, o Estanho de São João del Rei e Família Julião, de Prados. Outros dois serão lançados até o festival.
Outra novidade que promete dar visibilidade para a produção do festival é o Mercado, a venda online das peças idealizadas nas edições da Semana Criativa de Tiradentes. Elas estarão à venda nas lojas Breton Casa e Do Edu Store e outras poderão ser encomendadas diretamente com o artesão. Também haverá o lançamento de produtos de Renato Imbroisi e Cristiana Pereira Barretto com um grupo de 29 bordadeiras que fazem parte do projeto Bordadeiras da Serra da Moeda, em Brumadinho, MG – iniciativa do Residencial BoaVista.
A coleção, batizada de Congado, conta com nécessaires, almofadas, colchas, toalhas de mesa, pequenos panos, que remetem às bandeiras usadas nos desfiles, e jogos americanos, todos delicadamente ornados com bordados referentes à festa que celebra São Benedito e Nossa Senhora do Rosário.
A tradicional e aguardada abertura oficial da Semana Criativa de Tiradentes está ainda mais especial nessa edição e será livre e gratuita pelo YouTube. O cenário cheio de poesia da cidade de Tiradentes será o palco do show do cantor e compositor Lô Borges, membro do movimento Clube da Esquina. O compositor é autor de sucessos gravados por Tom Jobim, Elis Regina, Milton Nascimento entre outros grandes nomes da música brasileira.
A agenda dos 4 dias traz debates com mediação de Alexandre Salles, Regina Galvão, Simões Neto e Simone Quintas e imersões online como uma viagem virtual pelas ruas de Tiradentes, salas de
relacionamento e sessões de cinema.
A compra deve ser efetuada no Eventbrite:
O passaporte dá direito a toda a programação dos quatro dias do evento.
Valor: R$70,00
Compra feita, o evento será poderá ser acessado no aplicativo da Semana Criativa de Tiradentes ou
no link https://eventmobi.com/semanacriativatiradentes/
Nesse vídeo a organização da SCT explica o passo a passo: da compra do passaporte ao uso do
aplicativo – https://www.youtube.com/watch?v=u85nqsGjbL0
