Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Arquitetura e Decoração

Roca Cerâmica apresenta linhas que homenageiam os azulejos de diversos povos e épocas

Como não se apaixonar pelos azulejos? Capazes de compor uma decoração afetiva e cheia de personalidade, as peças trazem toda uma carga histórica e compõem um mix rico de cores e estampas. Seu nome tem origem árabe – vem da palavra azuleicha, ou ‘pedra polida’, em bom português – e a técnica já era usada pelos egípcios, que decoravam seus edifícios e mesquitas com peças cerâmicas.

“Os azulejos foram difundidos pelos islâmicos e chegaram à Europa, ganhando novos tons e texturas. Hoje, são facilmente lembrados pela azulejaria portuguesa, que se tornou muito popular aqui no Brasil, já na época de colônia e império”, diz Christie Schulka, Marketing Manager da Roca Brasil Cerámica. Visando resgatar essa história, a empresa – detentora das marcas Roca Cerámica e Incepa – traz em seu portfólio diversas linhas que homenageiam a azulejaria mundial, com suas características tão únicas.

Relembrando a famosa azulejaria portuguesa, a linha Porto (20 x 20 cm) traz peças com grafismos levemente desgastados e no característico tom de azul. Como é comum dos azulejos, se apresenta em pequeno formato, perfeito para composições na parede.

Linha Marrocos, da Roca Cerâmica

Os revestimentos marroquinos, por sua vez, inspiraram a linha Marrocos (30 x 90 cm), com grafismos em suave relevo sobre a peça que, retificada, possibilita a criação de painéis contínuos e sem emendas visíveis. Também de inspiração marroquina é a linha Zellige (20 x 20 cm). A milenar técnica de mosaico tinha a estrela como um dos desenhos mais característicos, assim como as tonalidades de azul e vermelho. Os revestimentos cerâmicos da linha são capazes de levar calor à decoração de banheiros, cozinhas, ambientes comerciais e onde mais a imaginação mandar.

Linha Zellige e suas variações, da Roca Cerámica

Influenciada pela cerâmica renascentista, a linha Maiólica (20 x 20 cm) revisita o aspecto artesanal da técnica italiana em que as cerâmicas eram decoradas e queimadas manualmente. Com cores marcantes e estampas clássicas da época, ela apresenta traços de desgaste natural e nuances destonalizadas que reforçam o caráter lúdico da coleção.

Linha Maiólica e suas variações, da Roca Cerámica

No mesmo caminho segue a linha Olaria (15 x 15 cm). A paleta de cores levemente destonalizada e bordas irregulares são valorizadas pelo efeito maiólica, conferindo um vitrificado irregular característico dos azulejos feitos à mão. Peças decoradas com arabescos em alto relevo, também em candy colors, complementam a série.

Linha Olaria e suas variações, da Roca Cerámica

A linha ganhou ainda uma peça nostálgica, com estampa de limão siciliano, trazendo bom humor e descontração às paredes.

Também retrô, mas com uma modernização nos tons metálicos, a linha Venus (21.5 x 21.5 cm) conta com desenhos orgânicos em tons metálicos sobre um fundo acetinado. A paginação proporciona continuidade dos grafismos e resulta em um belo efeito óptico.

Linha Venus e suas variações, da Roca Cerámica

“A azulejaria passou por uma evolução durante os anos, tanto em cores, como em tecnologia de fabricação. Acompanhando esse movimento, os revestimentos da Roca Brasil Cerámica agregam todo o apelo estético com as vantagens do material, muito durável e fácil de manter, oferecendo inúmeras possibilidades para os projetos”, finaliza Christie.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Cinema

O livro A Guerra dos Roses, de Warren Adler, já tinha rendido uma deliciosa comédia homônima em 1990, estrelada por Michael Douglas e Kathleen...

Moda

Mari Gonzalez estreia uma nova faceta de sua trajetória: agora, como co-criadora de moda. Ao lado da HOPE Resort, marca de fitness e beachwear...

Moda

Cinquenta anos correm rápido. Quem já alinhou o cadarço antes de um treino sabe: basta o primeiro passo para que o tempo ganhe outra...

Música

O público de Salvador terá um final de semana de programação gratuita com música, gastronomia e arte. O Festival A Feira, que celebra os...

Salvador

Guia apresenta um roteiro imersivo de um dia em Salvador, baseado na música

Gente

Ortopedista referência em tratamentos para dor musculoesquelética participa de cerimônia em Budapeste, Hungria

Gente

A médica Dra. Talita Lelis esteve ao lado da mãe, Ednalva Lelis, em um momento de carinho e celebração, marcando o aniversário de 74...

Música

Evento reúne grandes nomes da música infantil brasileira nos dias 6 e 7 de setembro, na Casa Rosa, em Salvador