Em cartaz até o dia 26 de janeiro na Caixa Cultural Salvador, a exposição ‘Hiper-realismo no Brasil’, do artista Giovani Caramello, já recebeu mais de dois mil visitantes desde a sai abertura. Reconhecido pela expressividade de seus trabalhos, o único escultor hiper-realista brasileiro com notoriedade internacional assina, pela primeira vez na carreira, uma mostra individual institucional. São 10 obras, entre esculturas e maquetes – em silicone, resina e terracota – que reproduzem, com impressionante precisão de detalhes, figuras humanas altamente expressivas.
Entre os trabalhos expostos na mostra, destaque para a obra ‘Nikutai’, com impressionantes 2,5 metros de altura, e ‘Sozinho’, primeira escultura da carreira do artista, uma criança franzina de expressão triste, com sardas e olhos verdes, que veste uma capa do Batman. Salvador é a primeira cidade do Nordeste a receber uma seleção de obras do artista.
Autodidata, Caramello tem 29 anos e pelo menos oito deles dedicados às esculturas. Em seu trabalho, busca traduzir questões relacionadas à efemeridade do tempo e propõe uma reflexão sobre o conceito de que tudo um dia cessa, chega ao fim. A exposição tem visitação gratuita de terças-feiras a domingos, das 9h às 18h, na Caixa Cultural Salvador (Rua Carlos Gomes, 57, Centro).
Foto: Rafael Martins