Nesta quinta-feira, 5 de maio, às 19h, duas residentes do Programa de Residência Artística Vila Sul, do Goethe-Institut Salvador-Bahia, participam de uma leitura dramática, seguida de bate-papo, num evento híbrido, direto do Teatro do Goethe-Institut. A jornalista, roteirista e escritora alemã Jackie Thomae assina o romance “Brüder” (“Irmãos”), tema central do evento, que terá as participações da própria autora, da crítica de arte Renata Martins e de Dayse Sacramento, idealizadora da editora Diálogos Insubmissos.
Para aquelas pessoas que quiserem acompanhar presencialmente, a entrada é gratuita. Além disso, também haverá transmissão online, ao vivo, no canal oficial do Goethe-Institut Salvador-Bahia no YouTube: www.youtube.com/GoetheBahia.
O encontro, que conta com apoio institucional da Fundação Pedro Calmon (FPC), traz leitura dramatizada, em português e alemão, de trechos do livro “Brüder”. Dayse Sacramento assume a dramatização em língua portuguesa, e Jackie Thomae lerá na sua língua materna. A narrativa acompanha dois homens afro-alemães, nascidos em 1970, na República Democrática Alemã (RDA). É uma novela sobre família, origens e masculinidade; sobre como as pessoas tornam-se o que são.
O romance foi selecionado para o Prêmio do Livro Alemão, em 2019, e recebeu o Prêmio de Literatura de Düsseldorf. Em resenha sobre a obra, Marie Schmidt, do jornal alemão Süddeutsche Zeitung, diz que “o romance fala das origens e da identidade não-branca, sem tornar suas formas e questões dependentes deste tema”.
A autora, Jackie Thomae, atualmente é uma das residentes do Programa de Residência Artística Vila Sul. Ela nasceu em Halle (Saale), na Alemanha, e mora em Berlim. Além de “Brüder”, publicou “Momente der Klarheit” (“Momentos de Clareza”), pelo Hanser Berlin Verlag.
Renata Martins, também residente Vila Sul, será a mediadora do evento, ficando à frente da tradução consecutiva alemão-português do bate-papo. Ela é educadora social, crítica de arte, tradutora e curadora freelancer radicada em Bonn, Alemanha, onde trabalha desde 2018 no Departamento para a América Latina da Deutsche Welle. Escreve para vários veículos de comunicação no Brasil, Alemanha e Argentina sobre artes visuais, cultura, sociedade e especialmente sobre artistas sul-americanas. Em 2021, curou e organizou o catálogo virtual Arte+ Panorama de Artistas Visuais Transvestigeneres no Brasil.
Dayse Sacramento é graduada em Letras Vernáculas, atualmente doutoranda em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e atua como docente de Língua Portuguesa no Instituto Federal de Educação Tecnológica da Bahia (IFBA – Campus Salvador). Também é produtora cultural, e idealizadora da plataforma literária Diálogos Insubmissos de Mulheres Negras e da Editora Diálogos Insubmissos.