A Orquestra Sinfônica da Bahia encerra sua programação de novembro com uma apresentação gratuita neste domingo (30), às 11h, retornando ao Santuário Nossa Senhora de Fátima, igreja localizada no Colégio Antônio Vieira, no bairro do Garcia.
No programa, estarão presentes a ‘Sinfonia Nº4 em Fá Menor, Op. 36’, do russo Piotr Tchaikovsky (1840-1893), e o “Romance em Fá maior, Trv. 118”, do compositor alemão Richard Strauss (1864-1949), obra que contará com o solo do violoncelista da OSBA Guilherme Venturato. O concerto terá a regência da maestra convidada, a paulista Cinthia Alireti.
A entrada é sujeita à lotação do espaço, que abrirá ao público a partir das 10h30. O local conta com estacionamento gratuito, também sujeito à disponibilidade. O evento integra a Série Manuel Inácio da Costa, iniciativa que leva a OSBA a igrejas de Salvador.
Regente e co-diretora artística da Orquestra Sinfônica da Unicamp, a maestra Cinthia Alireti falou sobre sua expectativa de reger este concerto com a OSBA. “A OSBA é uma orquestra com reputação excelente, o que chega para nós do Sudeste é a imagem de um trabalho meticuloso e democrático – como é a liderança do carismático maestro Carlos Prazeres -, que está sendo feito numa terra onde a música clássica convive com a grande riqueza em tradição popular brasileira”, declara a maestra.
Beleza e profundidade
O público que for ao Santuário, espaço que tem recebido muito bem as apresentações matinais da OSBA, vai poder conferir um programa que, de acordo com Cinthia Alireti, tem como particularidade “a beleza e a profundidade dessas duas obras imperdíveis, além do poder que elas têm de nos oferecer um encontro íntimo com nós mesmos”.
“Romance em Fá maior, Trv. 118” é uma obra que foi composta por Strauss em 1883, quando o compositor tinha apenas 19 anos, mas já revelava uma impactante maturidade musical, criando atmosferas elegantes e cantáveis. A obra se aproxima da tradição pós-romântica alemã, combinando lirismo expressivo e linhas melódicas extensas com uma escrita idiomática para o clarinete.
Completando o programa, teremos a “Sinfonia nº 4 em Fá menor, Op. 36”, de Tchaikovsky, obra composta entre 1877 e 1878, que se mostrou como uma de suas sinfonias mais intensas e confessionais, escrita em um período de turbulência emocional. Essa obra foi apelidada de “Sinfonia do Destino”, combinando uma orquestração poderosa e contrastes extremos, refletindo a sensibilidade dramática de Tchaikovsky. O último movimento da sinfonia termina em Fá maior, o mesmo tom do Romance de Strauss, o que conecta as duas obras.
Na interpretação da Quarta Sinfonia de Tchaikovsky, teremos ainda o solo de violoncelo de Guilherme Venturato, que assume a posição de solista pela primeira vez desde sua entrada no grupo de músicos da OSBA.
“Richard Strauss é famoso por suas grandes obras sinfônicas e valsas, então encontrar uma peça dele para violoncelo e orquestra foi excelente e, desde então, desenvolvi uma relação muito íntima com ela. É uma obra que traz um desafio diferente das demais, sem exigir tanto virtuosismo técnico, mas sim um refinamento profundo de fraseado e de expressividade. Tenho certeza de que todos irão gostar bastante”, afirma Venturato.




















