Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Salvador

Nova orla de Pituaçu celebra cultura e gastronomia baiana com a inauguração oficial do Palco Nelson Rufino

Palco Nelson Rufino - Foto | Divulgação

No dia 20 de novembro, a partir das 9h, a Orla Brasil inaugura oficialmente o Palco Nelson Rufino, ao lado do prefeito de Salvador, Bruno Reis, celebrando a entrega de um novo espaço cultural para a cidade. A cerimônia contará com a presença do próprio Nelson Rufino, que fará a apresentação inaugural ao lado da banda BATIFUN, marcando a estreia artística do palco e abrindo a programação especial do dia.

O início do percurso terá apresentação do projeto Orla em Movimento, com aulas de fitdance e beach tennis e, ao longo do trajeto, o prefeito Bruno Reis, autoridades e demais participantes conhecerão as novidades que estão transformando a orla. Eles conhecerão, além das novas operações, outros empresários e marcas que abraçaram o projeto, a exemplo do Grupo Red, de Peu Magalhães; Grupo Espetto Baiano, de Daniel Dumas; Picolé Capelinha; Espetto Carioca; e a futura Guarderia Internacional de Esportes Náuticos, voltada para capacitação e turismo esportivo.

A programação segue com paradas dedicadas à arte e à tradição baiana, incluindo a apresentação do protótipo da estátua de Yemanjá, criada pelo artista Guru Moreno, e a mostra do projeto Lixo Zero, onde o público poderá conhecer o espaço que receberá o Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de resíduos recicláveis, equipado também com bebedouros de água para reduzir o uso de garrafas e copos plásticos.

Na chegada da comitiva, haverá a instalação da placa inaugural e, em seguida, uma lavagem simbólica da passarela com as baianas da ABAM – Associação Nacional das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivo e Similares, celebrando a fé, a cultura e a ancestralidade.

Palco Nelson Rufino: uma ode à cultura

O Palco Nelson Rufino homenageia um dos grandes nomes do samba da Bahia e abre suas atividades com uma programação especial de shows e apresentações, ampliando a vocação cultural da nova orla de Salvador. Nelson Rufino também será homenageado com uma estátua em tamanho real. A escultura, em fibra de vidro e cobre, leva a assinatura do artista paraense Francisco de Assis, responsável pelas estátuas de Gilberto Gil e Preta Gil, no Rio de Janeiro.

Para João Marcello Barreto, presidente da Orla Brasil, o novo palco é símbolo de um projeto que une tradição e modernidade. “O Palco Nelson Rufino é mais do que um espaço para shows, é uma homenagem viva à música e à essência de Salvador. Queremos que a população sinta orgulho da sua orla e encontre aqui um lugar para celebrar sua cultura, seu ritmo e seu sabor. A Orla de Pituaçu está se transformando em um verdadeiro cartão-postal de experiências que traduzem a alma baiana”, afirma.

Quem visitar o trecho da concessão também verá que a Orla Brasil iniciou o projeto de paisagismo com plantações de árvores.

O melhor da gastronomia baiana

A chegada dos novos restaurantes, que já movimentam  a região desde a última semana, reforça o conceito de diversidade que norteia o projeto. Além dos quiosques Chopp Brahma e de acarajé, o restaurante O Ó Paí, Ó, assinado pelo ator e produtor Érico Brás, leva para a orla a energia, o humor e a ancestralidade do Pelourinho, traduzidos em uma experiência que une sabor e cultura. Os visitantes do novo espaço terão a oportunidade viver uma experiência gastronômica completa com pratos tradicionais, como a moqueca de camarão e o escondidinho de carne de sol.

“A parceria com a Orla Brasil e os demais restaurantes que estão abrindo ali com certeza vai trazer uma energia nova para esse lugar e vai abraçar não só os soteropolitanos e os baianos, como também os turistas do Brasil e de fora do país também”, diz Érico Brás.

Já o Samba Social Clube, sucesso consolidado no Rio de Janeiro, retorna às origens em Salvador com um ambiente voltado ao samba de raiz e à boa gastronomia. “Trazer o Samba Social Clube para Salvador é uma grande realização. A Bahia é berço de grandes sambistas, terra de Nelson Rufino, que será homenageado por nós com uma linda estátua. Este lugar é de uma energia única, e é isso que queremos celebrar aqui: o encontro entre o sabor, a música e a alegria de estar junto”, afirma Bruno de Paula, um dos sócios do quiosque.

No Palco Nelson Rufino vai ter apresentações musicais diárias a partir do dia 22.12 com uma banda residente, abrindo oficialmente a programação cultural permanente do espaço, com samba das 16h às 20h, diariamente.

“O dia 20 de novembro marca um novo capítulo da Orla Brasil em Salvador, unindo música, sabor e pertencimento. Queremos que este espaço seja reconhecido como um ponto de encontro da cultura baiana: viva e pulsante”, destaca Eduardo Sampaio, diretor da Orla Salvador.

Serviço:
Evento:
 Inauguração do Palco Nelson Rufino
Local: Orla de Pituaçu – Salvador (BA)
Data: 20 de novembro
Horário: a partir das 9h

Leia mais

Gente

A manhã do último sábado, 8 de novembro, foi marcada por inovação e estilo no brunch promovido pela Óticas A Fábrica, realizado na Maison...

Exposição

A Caixa Mágica, iniciativa dos fotógrafos Giácomo Mancini, Tarciso Albuquerque e Fernando Antônio, grupo dedicado à promoção da cultura e das artes, promove a...

Gastronomia

Principal restaurante do resort é reinaugurado com projeto da Soft Arquitetura

Beleza

As novas bases prometem uniformizar o tom, tratar a pele e entregar um glow real — sem o efeito máscara.

Música

No dia 16 de novembro, às 16h, a Catedral Basílica do Santíssimo Salvador, no Terreiro de Jesus, abrirá as portas para receber o Concerto...

Música

Anuncio foi feito pelo prefeito Bruno Reis

Música

Autores de clássicos como ‘Você Abusou’, a dupla volta à capital baiana ao lado de músicos da Orquestra Forte de Copacabana

Moda

As empresárias Regina Weckerle, Stephanie Suarez e Alessandra Mattos recebem convidadas nesta terça-feira (12), das 10h às 20h, para mais uma edição da Fashion...