Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Literatura

Sonhos: pai da psicanálise revela 4 verdades

Para Freud, as mensagens reveladas durante o sono podem representar desejos ocultos e nos proteger

Foto | Divulgação

Desde a Antiguidade, os sonhos intrigam a humanidade. Seriam mensagens divinas, premonições ou apenas frutos da imaginação? Para Sigmund Freud, considerado o “pai da psicanálise”, os sonhos revelam muito mais do que parecem, pois são portais de acesso ao inconsciente, e carregam desejos, medos e censuras que moldam a vida de forma imperceptível.

No livro Psicologia do Sonho (COMPRE AQUI), publicado pelo Grupo Editorial Edipro, Freud apresenta teorias que transformaram para sempre a forma de entender as ações e imagens que se manifestam durante o sono.

Confira 4 interpretações segundo suas ideias, que ainda são utilizadas nos consultórios, nos estudos de psicologia e podem despertar a curiosidade de quem busca compreender a própria mente.

1. Realização de desejos

Para Freud, todo sonho é a realização de um desejo inconsciente. Isso inclui até mesmo pesadelos ou sonhos angustiantes, pois, segundo ele, fazem parte de sentimentos reprimidos que encontram o caminho para se expressar, ainda que de maneira distorcida ou simbólica. Em sua visão, se um desejo não pode se manifestar na realidade, ele surge nos sonhos como forma de aliviar tensões internas.

2. Sonhos são guardiões do sono

Uma curiosidade marcante na teoria freudiana é que os sonhos atuam como guardiões do sono. Quando estímulos externos como um barulho, luz ou frio, ou internos, vontade de urinar, por exemplo, ameaçam acordar alguém, o sonho cria uma narrativa que integra esse estímulo, permitindo que a pessoa continue dormindo sem perceber a real fonte de desconforto. Assim, sonhar seria um mecanismo de defesa do descanso.

3. Conteúdo manifesto e conteúdo latente

Freud dividiu os sonhos em dois níveis: conteúdo manifesto, que é o que a pessoa lembra e consegue narrar ao acordar, e conteúdo latente, que é o significado oculto por trás do sonho, relacionado a desejos reprimidos, medos e memórias inconscientes. Interpretar um sonho, portanto, não se limita ao relato literal, mas exige decifrar seus símbolos e distorções.

4. O trabalho do sonho

Ele propôs que o chamado trabalho do sonho transforma pensamentos inconscientes em imagens e narrativas oníricas. Esse processo envolve a condensação, que reúne diversos significados em uma só imagem ou cena; e o deslocamento, que transfere a importância de um elemento para outro. Em outras palavras, o trabalho do sonho é o que torna o desejo reprimido aceitável para a consciência, permitindo que seja expresso sem causar medo ou culpa diretos. 

Quer ficar por dentro dos eventos mais badalados, das novidades culturais, tendências de moda, viagens, gastronomia e tudo o que acontece na Bahia? Então siga o @BahiaSocialVip no Instagram e não perca nenhum detalhe!

Leia mais

Música

Ingressos começam a ser vendidos dia 25 de agosto

Negócios

Público poderá degustar a puro malte do Grupo Petrópolis no show da dupla sertaneja

Moda

Se correr rápido já parece arte, imagine fazer isso com apenas 160g nos pés. Esse é o poder do novo KR7 Pro Speed Tech,...

Cinema

O livro A Guerra dos Roses, de Warren Adler, já tinha rendido uma deliciosa comédia homônima em 1990, estrelada por Michael Douglas e Kathleen...

Cinema

Longa chega aos cinemas nesta quinta-feira

Bahia

O Golden Friends 2025, tradicional encontro que homenageia os principais parceiros comerciais do Tivoli Ecoresort Praia do Forte, aconteceu nesta quinta-feira (21) em um...

Música

Música é inédita e audiovisual foi gravado no Rio de Janeiro

Gente

O Tivoli Ecoresort Praia do Forte ferveu no último sábado (23), último dia do Tivoli Tropical 2025. Teve yoga com presença da modelo Isabeli Fontana e do...