Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Viagem

Com índices históricos, turismo de luxo responde pela maior movimentação financeira da “indústria” e impulsiona setor náutico

Foto | Divulgação

 O turismo de luxo tem se consolidado como um dos segmentos de maior crescimento no setor de viagens em todo o mundo. Projeções da Skyquest indicam que esse mercado deve registrar aumento anual de 7,6% entre 2024 e 2031. No Brasil, o segmento também avança em ritmo acelerado, com expectativa de saltar de R$ 80 bilhões, registrados em 2023, para R$ 130 bilhões até 2030. Embora os viajantes de alto padrão representem apenas 20% do total de turistas, eles são responsáveis por 50% dos gastos com viagens, segundo relatório da Arival e dados do Luxury Travel Report Brazil (ILTM/Panrotas).

Nesse contexto, o turismo náutico desponta como protagonista no setor de luxo, impulsionado pelo potencial natural do Brasil, que oferece 8,5 mil km de litoral e 42 mil km de vias navegáveis interiores. Essa tendência de mercado tem se confirmado com o aumento da produção de embarcações cada vez maiores para brasileiros, acima de 50 pés, o que acompanha a forte demanda por experiências exclusivas no mar. Para a Azimut Yachts, maior fabricante mundial de iates de luxo, com unidade produtiva no Brasil, o país tem todos os elementos necessários para transformar o turismo náutico na peça-chave do segmento de luxo, unindo lazer sobre as águas, sofisticação e crescimento econômico.

“O Brasil tem um litoral vasto, águas calmas e clima favorável durante todo o ano, fatores essenciais para o desenvolvimento do turismo náutico. Esse segmento está diretamente ligado ao turismo de luxo, que continua crescendo e movimenta diversas cadeias produtivas. A busca por experiências personalizadas e exclusivas faz com que cada vez mais brasileiros invistam em embarcações acima de 50 pés, o que movimenta não apenas o setor náutico, mas também serviços de alto padrão, como marinas, hotelaria e gastronomia de luxo”, destaca Francesco Caputo, CEO da Azimut Yachts Brasil.

A Azimut Yachts, que há 25 anos lidera o mercado global de iates de luxo, instalou em Itajaí, Santa Catarina, sua única fábrica fora da Itália. Desde 2010, a empresa tem registrado crescimento constante no Brasil. Entre setembro de 2023 e agosto de 2024, sua unidade brasileira faturou R$ 560 milhões com a venda de iates de luxo acima de 50 pés, emprega mais de 600 colaboradores e reflete na geração de mais de 2 mil postos de trabalho, de manutenção de barcos e marinas. Além disso, a empresa prevê um aumento de 20% no quadro de funcionários nos próximos três anos, para atender o aumento na demanda. 

Entre as novidades da marca que encantam os brasileiros, está o modelo Azimut Fly 56, que alia arquitetura inteligente ao implantar espaços de convivência que favorecem as experiências a bordo como é o caso da cozinha posicionada entre a praça de popa (externa) e à sala de estar (interna), além dos móveis exclusivos, do desenho exterior cercado por janelas, das grandes suítes e dos acabamentos nobres característicos da empresa. A Azimut Yachts também anuncia que, em razão da demanda por barcos cada vez maiores, lançará em breve no Brasil um novo modelo de megaiate repleto de inovações incluindo uso extensivo de fibra de carbono, sistemas de controle high tech e soluções exclusivas em áreas de convivência.

Leia mais

Cinema

Os últimos filmes de terror ou eram da produtora A24 ou da Blumhouse. Com a queda de qualidade de seus últimos filmes, o gênero...

Salvador

Estabelecimentos têm horários diferenciados

Gastronomia

A Páscoa é sinônimo de encontros à mesa, tradições e, claro, sabores especiais. Peixes, frutos do mar e muito chocolate são protagonistas da ocasião...

Música

Há mais de uma década, a soprano ítalo-brasileira Carla Cottini se destaca nos principais palcos de ópera e de concertos do mundo, consolidando-se como...

Gente

Com o objetivo de capacitar médicos na área de intervenção em dor e medicina ortobiológica, os ortopedistas e pesquisadores na área de terapia celular...

Música

“Na Intimidade de Mozart” acontece pela Série Carybé, com apresentação no formato de música de câmara; ingressos à venda na Sympla

Gastronomia

A Berry’s Iced Food, rede de sorveterias que vem conquistando paladares e corações pelo Brasil, chega à capital baiana. A primeira unidade em Salvador é inaugurada no Shopping...

Música

Ingressos já estão à venda para o jantar de solidariedade