Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Moda

Nordestesse participa pela primeira vez da Feira na Rosenbaum 

Moda e design da Bahia, Rio Grande do Norte, Sergipe e Pernambuco estarão reunidos num espaço próprio exclusivo

Fotos | Divulgação

O Nordestesse chega a São Paulo pela primeira vez em 2025 unindo forças pela primeira vez com a Feira na Rosenbaum, que ocupa a galeria do Conjunto Zarvos, no Centro de SP, de 12 a 18 de março, parte da programação oficial da DW! Semana de Design, maior evento na área da América Latina. 

Entre as novidades trazidas pelo Nordestesse para a Rosenbaum estão a Almacor, marca da mineira Cynthia Graber e da baiana Cecíia Freyre que produz roupas e peças de decoração feitas a partir de quadros de jovens portadores de deficiência.  

A edição DW! da Feira na Rosenbaum este ano traz como tema “A Matéria do Futuro” e propõe um olhar inovador e responsável sobre os materiais que usamos, explorando formas de ressignificar o que já existe. Designers, artesãos e criadores são convidados a explorar o reuso inteligente, transformando resíduos em matéria-prima valiosa e unindo tradição à inovação.  

“Nesta edição, celebramos projetos que desafiam o consumo linear e encontram no fazer manual um espaço de experimentação. Criar com consciência no presente é o primeiro passo para um futuro mais equilibrado”, diz Cris Rosenbaum. “É uma alegria enorme participar pela primeira vez da Feira na Rosenbaum justamente numa edição onde o reuso criativo de materiais é uma de suas principais pautas”, diz Daniela Falcão, fundadora do Nordestesse. 
 
Uma das marcas de nossa curadoria para a DW! é um ótimo exemplo de moda regenerativa. Direto de seu ateliê na Chapada Diamantina, Luci Bortowski transforma pano de prato em camisas, toalhas de mesa rendadas em vestidos e guardanapos bordados em tops e sutiãs. Depois de anos trabalhando como braço direito de Fernanda Yamamoto, Luci se mudou para a Chapada na pandemia e decidiu que sua missão seria tornar a moda regenerativa desejável para além do impacto positivo que gera.  

Confira abaixo os participantes do espaço Nordestesse na Rosenbaum 

Almacor (BA/ MG) 

A Almacor é uma marca de roupas e objetos para casa que tem como ponto forte ilustrações exclusivas assinadas por jovens com deficiência. A ideia é vender peças como se fossem obras de arte, atemporais e únicas, que tem na inclusão um pilar tão importante quando a qualidade e originalidade. Atualmente, a Almacor conta com um time de quatro artistas, todos com algum tipo de deficiência. “Nossa missão é tirar o extraordinário do invisível. Os diagnósticos que nossos artistas receberam não os definem”, afirmam Cynthia Graber e Cecília Freyre, sócias da marca. 

George Azevedo Art (RN) 

O potiguar se inspira na fauna, na flora e na cultura do Rio Grande do Norte para criar peças pintadas à mão com estampas marcantes. Pense em camisas, vestidos, caftãs, calças e tops em tecidos como algodão, chiffon e jeans, que mesclam estampas e referências regionais, como cajus, cardumes de peixe e iemanjá.  

MB Conceito e Balbina (BA) 

Para o verão 2025, Moab Barros, diretor criativo da @mbconceito e da @sejabaldina, decidiu homenagear Juraci Dórea, seu conterrâneo e um dos grandes nomes da arte contemporânea brasileira. Batizada de “Todos os Caminhos”, a coleção traz estampas que reproduzem quatro telas de Juraci pintadas em 2007, da série Cenas Brasileiras. 

Lu Madre (PE) 

A Lu Madre nasceu no fim de 2020, quando a pernambucana Luciana Meireles conheceu a técnica do papel machê e passou a criar brincos, colares e pulseiras com formas orgânicas. O papel picado misturado a tintas e impermeabilizantes ora parece pedra, ora cerâmica, e as peças encantam pela leveza e durabilidade.  

Luci Bortowski (BA) 

Um pano de prato vira camisa. Toalhas de mesa rendadas se transformam em vestidos. Guardanapos bordados, em tops e sutiãs. Tapeçarias, em jaquetas. Tudo isso arrematado por aviamentos esquecidos. A mágica acontece no ateliê de Luciana Bortowski no Vale do Capão, na Chapada Diamantina. Depois de anos trabalhando como braço direito da designer Fernanda Yamamoto, Luci se mudou para a Chapada na pandemia e decidiu que sua missão seria tornar a moda regenerativa desejável para além do impacto positivo que gera no ambiente. Missão cumprida com louvor! 

Casa Marimbondo (SE) 

A Casa de Marimbondo nasceu com a perspectiva de resgate e preservação da memória estética e social do povo nordestino, em especial dos sergipanos. Móveis e objetos feitos com matérias-primas nativas, como a fibra de taboa, extraídas de maneira sustentável por comunidades locais, e inspiração no mobiliário vernacular da região são os princípios que guiam o trabalho da marca. Na Rosenbaum será apresentada a poltrona Proteção, criação da artesã Naná Oliveira e da arquiteta Giovanna Arruda, que se inspiraram no São Francisco e nos territórios quilombolas que circundam o rio, resgatando as carrancas típicas das embarcações do Velho Chico. A estrutura da peça foi produzida com duas madeiras (maracatiara e angico) e seu assento é feito de fibra de taboa, marca registrada da Casa de Marimbondo. 

A poltrona Proteção contou com a colaboração de Mestre Nivaldo, no entalhe da carranca. 

Leia mais

Moda

Entre os dias 3 e 7 de fevereiro, um outlet de moda será realizado no piso L4 do Shopping Barra, com assinatura de Regina...

Beleza

Juicy lips não são só um acabamento. São quase um humor.E talvez por isso seja tão difícil ignorar como os lábios voltaram a ocupar...

Gente

O ator Cauã Reymond chega a Salvador nesta quinta-feira (05) para uma agenda profissional inédita em sua carreira. Ele participará da inauguração do empreendimento...

Streaming

Como sou fã de romances policiais, fiquei curioso para conferir a minissérie da Netflix Os Sete Relógios de Agatha Christie, adaptando um romance da famosa...

Gastronomia

Saxofonista Delmar Teixeira vai animar o local com boa música

Música

Emanuelle Araújo lança no dia 06 de fevereiro o seu novo single “Beija Minha Boca” (ouça aqui). A faixa tem produção de Kassin e...

Moda

Voltada para o universo masculino, a coleção Rio Vermelho reúne diversas opções de vestuário

Gastronomia

Lunch Experience oferece entrada, prato principal e sobremesa por valor fixo