Por conta de sua iniciativa em restaurar e entregar o Solar Amado Bahia à população de Salvador – o empresário Natanael Couto, proprietário da Sorvetes Real, recebeu uma medalha de honra ao mérito que foi entregue pelo presidente da Fecomércio-BA, Carlos Andrade.
“Como representante do Comércio de Bens, Serviços e Turismo da Bahia, nós reconhecemos as iniciativas empreendedoras que vão gerar emprego e renda para o Estado. Uma iniciativa tão importante de Natanael, que restaurou a emblemática edificação no bairro da Ribeira, inaugurando o Museu do Sorvete e uma sorveteria, num investimento que deu novos ares ao turismo na Cidade Baixa”, ressaltou Carlos Andrade.
Em reconhecimento, Natanael recebeu a medalha dos 70 anos da Federação ao lado de sua esposa, Patrícia Cordeiro. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan) em 1981, o solar estava completamente abandonado desde 1993.
Em maio deste ano, o imóvel foi devolvido à cidade, quando também começou a funcionar o Museu do Sorvete e abrigar, no prédio ao fundo, uma loja conceito da Sorvetes Real – que desde então se transformou em um novo ponto turístico de Salvador.


Sheyla Gadia
18 de janeiro de 2024 at 18:47
Estou aqui nesse exato momento no Museu Amado Bahia. Natanael ganhou o meu respeito por ter comprado e restaurado o casarão. Já conhecia a Sorvetes Real em Praia do Forte onde moro mas a história me surpreendeu. Parabéns!