A Embaixadora do Reino Unido no Brasil, Stephanie Al-Qaq, se juntou aos baianos para a comemoração dos 200 anos de independência do estado e para celebrar a contribuição britânica em sua concretização.
A viagem reflete a ambição da diplomata de fortalecer os laços do governo britânico com a Bahia. Primeira embaixadora a participar oficialmente dos festejos, ele esteve acompanhada do Cônsul Honorário no estado, Milton Deiró, o Diretor de Comércio e Investimentos, Martin Whalley, e a Diretora do UK-Brazil Tech Hub, Andrea Motta.
No domingo, dia 2 de julho, a Embaixadora foi ao Cortejo do Caboclo e da Cabocla, figuras que representam o exército que lutou pela independência doestado.
Outros destaques da agenda foram:
- Reunião com a vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos. Além das parcerias existentes desde 2021 nas áreas de inovação, inclusão, saúde, educação e meio ambiente, foi discutido o lançamento do projeto Tech Delas, para capacitação e inclusão de mulheres negras na tecnologia. O programa está previsto para ser lançado em meados do segundo semestre.
- Celebração da Independência da Bahia com a Marinha do Brasil. A embaixadora foi convidada especial em virtude da participação do Reino Unido nas lutas pela independência da Bahia e do Brasil por meio do escocês Almirande Lorde Cochrane, que se tornou o primeiro comandante da Marinha Brasileira.
A Embaixadora também discutiu algumas das parcerias lideradas pelo UK-Brazil Tech Hub este ano em Salvador que estão em execução ou que serão lançadas nos próximos meses. No total, o Governo Britânico está investindo, em 2023, mais de 100 mil libras (o equivalente a 610 mil reais) em projetos na cidade:
- Tech Delas – Projeto de inclusão de mulheres negras na tecnologia através de uma capacitação de seis meses em parceria com a Prefeitura de Salvador;
- Include Laboratórios de Tecnologia – Projeto de inclusão e educação digital para jovens de 12 a 16 anos com formação em robótica, programação, drones, e tecnologias digitais. O projeto é fruto de uma parceria com a Anatel;
- Programa Trans.Formação – Fruto da cooperação com o SENAC Bahia, o projeto capacita pessoas transgênero/transsexuais em habilidades digitais e empreendedoras;
- Inventivos – Aceleração de Negócios Inovadores fundados por pessoas negras – Projeto de apoio ao empreendedorismo inovador e de facilitação do acesso de fundadores negros e negras a investimentos. Trata-se de uma iniciativa da Inventivos, plataforma fundada pela empreendedora e investidora baiana Monique Evelle.
A Embaixadora também participou do lançamento do Senai Cimatec Mar, que apoia atividades e pesquisas marítimas industriais e comerciais, e se reuniu com representantes da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e do Senac Bahia.
A visita da Embaixadora ocorre em um momento singular para a relação entre o estado e o Reino Unido. A história mostra que um comandante britânico desempenhou um papel importante nos processos de independência da Bahia e do Brasil. Thomas Cochrane foi contratado por D. Pedro I para organizar e comandar a marinha brasileira. Desde então, a relação entre os dois países tem se fortalecido, o que se traduz em projetos e iniciativas que beneficiam as populações do Reino Unido e do Brasil.
“Temos muito orgulho do papel que Cochrane desempenhou. Mas não foi apenas ele. Dos seus sete navios, dois tinham tripulação majoritariamente britânica. Ou seja, o povo britânico esteve junto com os baianos na sua luta por liberdade. Foi aí que começou uma amizade de 200 anos – e por isso estou aqui”, avaliou a Embaixadora.
Apesar da agenda cheia de reuniões e compromissos oficiais, a diplomata participou também de programas culturais. Fã da música brasileira, a Embaixadora Britânica assistiu a um show da cantora Daniela Mercury. Em seguida, as duas se encontraram e conversaram sobre a riqueza da cultura baiana.