A anestesiologista baiana e coordenadora do Itaigara Memorial Clínica da Dor, Anita Rocha, irá lançar o seu primeiro livro “A Transformação de Flor”, no dia 29 de outubro – data que se comemora o Dia Nacional do Livro. Neste dia, a médica fará uma sessão de autógrafos na unidade do Itaigara Memorial Hospital Dia, das 9h às 11h e das 14h às 16h, com distribuição de livros para pacientes da instituição. Publicada pela editora “Mente aberta”, a obra aborda de forma lúdica um tema sério: a dor e o sofrimento causado por ela.
Para a nova escritora, assim como a lagartinha Flor, protagonista da história, encontra estratégias de superação do sofrimento e consegue alçar grandes vôos depois de se transformar em uma linda borboleta, pacientes da vida real acometidos por dores crônicas também podem encontrar formas de viver com mais qualidade de vida. Uma delas é a arte, já que diversos trabalhos mostram que a música, a pintura, os trabalhos manuais, a literatura e outras formas de expressão podem contribuir para o controle da dor.
Outra defesa da médica, ilustrada no livro, é a de que pacientes que se envolvem com trabalhos sociais e buscam se inserir em grupos voltados a cuidar do outro evoluem melhor quando comparadas com pessoas que sofrem isoladas em seu próprio mundo. Anita Rocha é ainda Mestre, doutora e supervisora da Residência de Dor do Hospital Santa Izabel. O livro conta com patrocínio do Itaigara Memorial.