Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Literatura

A menina que virou santa: livro infantil sobre Santa Dulce dos Pobres será lançado em Salvador

Foto | Divulgação

Salvador será palco, no próximo dia 16 de dezembro (terça-feira), às 18h, no Shopping Barra (Coworking L3 Oeste), do lançamento do livro “A menina que virou santa”, uma obra infantil que resgata, de forma lúdica, a trajetória de amor e serviço de Santa Dulce dos Pobres. Escrito por Deíse Xavier Nobre e Lilian Nobre Britto Fischmann, com prefácio de Maria Rita Pontes, sobrinha da santa e superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), o livro apresenta às novas gerações a história do Anjo Bom do Brasil por meio de uma linguagem acessível, delicada e inspiradora. A obra, com tiragem de 1.150 exemplares, terá 100% da renda destinada à OSID, instituição que acolhe mais de 3 milhões de pessoas por ano na Bahia.

A publicação nasce do desejo de compartilhar com as crianças a espiritualidade e o legado deixado pela Mãe dos Pobres. A inspiração veio de Lisa, neta de Deíse e filha de Lilian, que desde cedo demonstrou um carinho genuíno pela santa, sentimento que motivou as autoras a transformar essa vivência familiar em narrativa literária. “Espero que, ao final da leitura, as crianças compreendam que a bondade pode se manifestar de muitas formas. Que cada uma sinta o chamado para ser instrumento de amor e seguir o que Santa Dulce sempre ensinou: amar e servir. Isso é o que realmente importa”, ressalta a autora que é doadora da instituição desde 1980.

Em suas páginas, “A menina que virou santa” leva aos pequenos leitores a impressionante trajetória de amor incondicional de Irmã Dulce, revelando sua força e entrega aos pobres e doentes. A obra traz passagens reais vividas pela santa, como o episódio da “cusparada”, quando ao pedir uma doação a um feirante da Feira de São Joaquim, o Anjo Bom recebeu uma cusparada em suas mãos. Em seguida, ela limpou a mão e disse: “Isso foi para mim. Agora me dê o dos meus pobres”.

O livro traz ainda momentos da vida familiar das autoras, como quando Deíse pediu a intercessão de Santa Dulce para curar sua neta. “Ilustrar este livro foi uma experiência muito especial, porque a narradora da história é a minha filha. Enquanto criava as imagens sobre a vida e a missão de Irmã Dulce, também buscava incluir a Lisa nessa narrativa tão sensível. Acabei combinando tecnologia e criatividade para transformar em desenho as cenas que imaginava, ajustando cores, formas e detalhes para que transmitissem o clima da história e criassem conexão com o público. Foi um trabalho feito com muito carinho e uma grande honra participar desse projeto”, lembra Lilian ao falar da experiência de ilustrar o livro.

No prefácio, Maria Rita Pontes destaca a felicidade de ver a história da tia contada de forma sensível para as novas gerações, ressaltando ainda que o livro oferece às crianças a oportunidade de conhecer os valores que guiaram a missão do Anjo Bom: “Essa obra traz para as novas gerações, com muita ternura e sensibilidade, a jornada de uma santa próxima, baiana, brasileira, cuja caminhada sempre foi marcada pelo amor e pelo acolhimento aos mais necessitados”.

O livro é assinado por Deise Xavier Nobre, psicanalista, economista e escritora natural de Guanambi (BA), autora das obras “As Histórias Contadas por Seu Zé Nobre” e “Catando Conchinhas”. Em “A menina que virou santa”, ela divide a autoria com sua filha, Lilian Nobre Britto Fischmann, baiana de Salvador, mestre em Psicologia Clínica pela Universidade de Braga (Portugal) e responsável pela concepção visual do livro.

Leia mais

Música

Apresentação gratuita será no Palco Arara, na Praça Maria Felipa

Gastronomia

Espaço funciona todos os dias, das 12h às 22h

Música

Salvador vai receber a turnê de Jorge Vercillo JV30 Parte II – “Mais um final feliz”, sábado, 2 de maio, às 19h, na Concha...

Música

Banda vai comandar o samba no espaço

Música

Encontro histórico acontece no dia 31 de janeiro, no Candyall Guetho Square, e marca 25 anos do álbum “Maga Afropopbrasileiro” e da canção “Dandalunda”

Moda

A Olympikus amplia a linha Corre 4 com uma edição especial desenvolvida em parceria com a World Tennis. O modelo aposta na combinação de...

Música

Salvador se prepara para viver um dos momentos mais simbólicos do seu calendário cultural e religioso, e a Artmalte Restaurante & Cervejaria entra no...