Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Literatura

Auroraeco anuncia o line-up de escritores para a edição 2026 do projeto Navegar É Preciso

Itamar Vieira Jr. é um dos participantes - Foto | Divulgação

Entre o espelho d’água escuro do Rio Negro e o verde profundo da floresta, a próxima edição do Navegar é Preciso reafirmará a tradição do projeto de unir literatura, música e natureza em uma jornada pela Amazônia. Idealizado pela operadora de turismo Auroraeco em parceria com a Livraria da Vila, o evento chega à 14ª edição entre os dias 27 de abril e 1º de maio de 2026, oferecendo a escritores e viajantes uma imersão sensorial e cultural no coração da maior floresta tropical do planeta. 

Durante cinco dias a bordo do luxuoso navio de cruzeiro Grand Amazon, a viagem literária convida o público a um convívio intimista com alguns dos nomes mais relevantes da literatura contemporânea brasileira. Nesta edição, os encontros serão conduzidos por Itamar Vieira Junior, Eliana Alves Cruz, Tatiana Salem Levy, Giovana Madalosso e Antônio Prata. A trilha sonora da travessia ficará a cargo de Zeca Baleiro, cantor e compositor maranhense que há quase três décadas transita entre poesia e música popular, expressando a força criativa da canção brasileira.

Ao longo da jornada de navegação, dois encontros literários diários — um matinal e outro vespertino — se alternam com excursões pela região de Anavilhanas, o segundo maior arquipélago fluvial do mundo. Entre uma conversa e outra os viajantes participam de passeios de lancha por igarapés, caminhadas na mata, banhos em praias de água doce, avistamento de botos-cor-de-rosa, visitas à Fundação Almerinda Malaquias e experiências noturnas de observação da fauna amazônica (aves, jacarés e alguns mamíferos). No amanhecer do último dia de viagem o roteiro culmina com um espetáculo natural memorável: o encontro das águas dos rios Negro e Solimões.

“Passadas 14 edições, a essência permanece a mesma: reunir escritores e leitores em uma experiência de imersão e convívio intimista em conexão com os rios e a floresta amazônica. Ao longo dos anos, com a prática e o feedback dos viajantes, fomos fazendo pequenos ajustes logísticos e na programação cultural, para que a viagem pudesse ser cada vez melhor aproveitada”, afirma Guilherme Padilha, fundador e CEO da Auroraeco. 

Criado em 2011, o Navegar é Preciso consolidou-se como uma das experiências literárias mais imersivas do país, combinando o prazer da leitura à descoberta de um dos ecossistemas mais exuberantes do planeta. Desde sua primeira edição o projeto reuniu dezenas de nomes fundamentais da literatura brasileira — de Noemi Jaffe, Laurentino Gomes e Mary Del Priore a Lira Neto, Carla Madeira e Jeferson Tenório — além de músicos como Mônica Salmaso e Teco Cardoso, Ceumar, Fabiana Cozza, Chico César e Zelia Duncan, entre outros.

Com capacidade para acomodar 125 pessoas, o Grand Amazon é o palco perfeito para abrigar esse evento literário singular, dispondo de suítes panorâmicas, piscina, restaurante de alta gastronomia e áreas de convívio ideais para as conversas que o projeto inspira. Cada noite a bordo reforça o espírito de convivência que tornou o Navegar é Preciso um espaço de encontro em que autores e leitores se descobrem parceiros ao longo da viagem. 

“O Navegar é Preciso me transformou profundamente: nas ideias, no olhar e até nas formas de dizer. O amor pela natureza também se fortalece e continua a crescer. Mesmo depois de tantas edições, cada viagem é uma surpresa, um novo conjunto de pessoas, um novo fluxo. Não posso falar pelos outros, mas percebo que muitos saem transformados — inclusive os escritores e os músicos”, conclui Padilha. 

Sobre os convidados

ITAMAR VIEIRA JUNIOR (Salvador – BA, 1979) é escritor, geógrafo e doutor em estudos étnicos e africanos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Autor de Torto Arado, um dos maiores fenômenos literários da ficção brasileira recente, traduzido para mais de 20 idiomas, publicou também Doramar ou a Odisseia: históriasSalvar o Fogo e Coração Sem Medo, que encerra sua aclamada “Trilogia da Terra”. 

ELIANA ALVES CRUZ (Rio de Janeiro – RJ, 1966) é escritora e roteirista, autora de sete livros. Venceu o Prêmio Jabuti de 2022 com A Vestida e é reconhecida por obras como Água de Barrela (Prêmio Oliveira Silveira, 2015), O Crime do Cais do Valongo (semifinalista do Oceanos, 2019), e Nada Digo de Ti, Que em Ti Não Veja. Apresenta o programa Trilha de Letras, da TV Brasil, e foi roteirista da série Anderson Spider Silva, produzida pelo Prime Video.

TATIANA SALEM LEVY (Lisboa – Portugal, 1979) é escritora, pesquisadora da Universidade NOVA de Lisboa e colunista do jornal Valor Econômico. Publicou A Chave de Casa (Prêmio São Paulo), Dois RiosParaíso, Vista Chinesa Melhor Não Contar, além de títulos infantis como Curupira Pirapora e Tanto Mar. Eleita pela revista Granta entre os 20 melhores jovens escritores, tem livros traduzidos em 16 países. 

ANTÔNIO PRATA (São Paulo – SP, 1977) é escritor e roteirista, autor de 14 livros. Colunista dominical da Folha de S.Paulo, é roteirista de séries e novelas de sucesso, entre elas as produções da Rede Globo Avenida BrasilSob Pressão e Encantado’s, esta última premiada pela ABRA e pela APCA. Em 2013, integrou a lista Granta dos 20 melhores jovens autores do país.

GIOVANA MADALOSSO (Curitiba – PR, 1975). É autora do livro de contos A Teta Racional (Grua, 2016) e dos romances Tudo Pode Ser Roubado (Todavia, 2018), vencedor do Prêmio Manuel de Boaventura (Portugal), e Suíte Tóquio (Todavia, 2020), finalista do Prêmio Jabuti. Em 2024, lançou sua primeira obra infantil, Altos e Baixos (HarperKids). Colunista da Folha de S.Paulo, é uma das idealizadoras do movimento Um Grande Dia para as Escritoras, que registrou, em fotos, 2.302 escritoras em mais de 50 cidades do Brasil e do mundo. Em 2025, lançou o romance Batida Só (Todavia).

ZECA BALEIRO (Arari – MA, 1966) é cantor, compositor e produtor. Desde o lançamento de seu álbum de estreia, Por Onde Andará Stephen Fry?, lançado em 1997, constrói uma obra marcada pelo lirismo e pela diversidade de estilos. Premiado com o Grammy Latino em 2021 com o álbum Canções d’Além-Mar, tem 17 discos de estúdio e uma carreira que transita entre música, literatura, teatro e cinema. 

Leia mais

Literatura

Escritor baiano fez carreira no mundo dos negócios, mas a literatura o acompanha desde cedo

Gastronomia

O Guia Michelin anunciou recentemente a lista dos 20 melhores hotéis do Brasil em 2025, e o Botanique Hotel Experience, localizado na Serra da...

Gente

O Bahia Bank marcou sua estreia oficial em Salvador com participação no 20º BahiaRH, congresso promovido pela ABRH-BA e realizado nos dias 16 e...

Gente

O The Latvian vai marcar presença no ATP Challenger Sauípe Open com uma proposta que vai muito além das quadras. Entre os dias 22 e 26 de outubro, o...

Beleza

Celebridades como Bruna Marquezine, Sabrina Sato, Iza, Virgínia, Bruna Biancardi e Paolla Oliveira já se renderam à potência da UNYQUE PRO, tecnologia estética de...

Gastronomia

O Almacen Pepe realiza nesta quarta-feira (22), às 19h, uma experiência gastronômica exclusiva dedicada ao Omakase, tradição japonesa que significa “deixo aos seus cuidados”....

Música

A Orquestra Sinfônica da Bahia apresenta neste domingo, 26 de outubro, às 11h, um concerto gratuito no Santuário Nossa Senhora de Fátima, localizado no Colégio Antônio Vieira, no Garcia. Sob a...

Música

A edição de 25 de outubro da JAM no MAM vai celebrar a arte e o legado de Milton Nascimento, que faz aniversário no...