A figura de Frida Kahlo em seus mais diversos aspectos tornou-se essencial na história da arte e da cultura. Seu ativismo político, posicionamentos, relacionamentos amorosos e, é claro, sua arte são objeto de interesse até os dias de hoje, mais de setenta anos após sua morte, estando a artista consagrada como um ícone cultural. Em Viva Frida, lançado pela Editora Planeta, o especialista em sua obra Gérard de Cortanze conduz o leitor por detalhes tão intensos quanto os quadros da artista, num retrato profundamente sensível e vívido, revelando a intimidade de sua existência e criação artística como nunca antes.
O livro se aprofunda na forma como Frida guiava sua presença e a sua obra através dos seus relacionamentos, com alguns novos detalhes sobre o seu envolvimento com Diego Rivera ou Trotsky. De forma comovente e intensa, o autor apresenta as reflexões de Frida sobre o México, a religião, a morte e a origem de tudo que nos cerca, desvendando toda a beleza terrível de seu universo, tudo isso em meio a sua voz questionadora, seus cantos e juramentos.
Detalhes e registros da própria pintora
Para este livro, que se propõe uma biografia definitiva da artista, Gérard de Cortanze recuperou detalhes, passagens dos diários e outros registros da própria Frida sobre os momentos apresentados na obra. Cortanze, que já escreveu mais de noventa livros traduzidos em vinte e cinco idiomas e venceu prêmios literários como o Renaudot, é reconhecido mundialmente como especialista em Frida Kahlo. No Brasil, também lançou Frida e Trotski pela Editora Planeta, em 2018.
“Aqui, ela é uma criança, uma aluna da Preparatória, uma apaixonada por Trótski, uma militante próxima de Tina Modotti. Escolhemos com ela suas roupas, suas joias, assistimos às suas sessões de fotografia. Nós a seguimos a Paris, a acompanhamos a Nova York, estamos lá quando ela encontra Diego, quando ela fustiga Breton e os surrealistas, quando ela ensina sua arte aos ‘Fridos’ de La Esmeralda. Sofremos e rimos ao seu lado. […] E, acima de tudo, nos faz entrar, de maneira muito concreta, precisa, tátil, sensual, terrível – como o é sua ‘beleza terrível’ –, em seu universo.”, escreve o autor.
Quer ficar por dentro dos eventos mais badalados, das novidades culturais, tendências de moda, viagens, gastronomia e tudo o que acontece na Bahia? Então siga o @BahiaSocialVip no Instagram e não perca nenhum detalhe!
