No dia 19 de agosto, é celebrado o Dia Mundial da Fotografia. O momento traz a reflexão sobre a importância de eternizar lembranças de forma física e palpável, resgatando a tradição de folhear memórias com as mãos e trazendo oportunidades para quem quer desfrutar dos materiais impressos, apelando para o apego emocional.
Ultimamente, é possível perceber uma movimentação que mostra a volta pelo interesse por fotografias impressas. A busca por álbuns ou até mesmo fotos soltas tem se tornado cada vez mais comum, e são procuradas por qualquer geração. A importância do Dia Mundial da Fotografia é mostrar que os sentimentos vividos podem ser traduzidos em fotos de recordações.
Flavia Nasser, empreendedora e CEO da marca Flavia Nasser Livros, repara que a adesão aos álbuns tem crescido para dar forma a inúmeras lembranças. “Casamentos, viagens, aniversários, formaturas, e outros momentos especiais voltaram a ser eternizados para além das redes sociais. As pessoas buscam os fotolivros para relembrar, por meio de uma experiência sensorial, as ocasiões inesquecíveis que viveram. Com o Dia Mundial da Fotografia, podemos gerar ainda mais incentivo à adesão dessas memórias no formato de álbuns”, comenta.
Nostalgia
Esse movimento tem crescido devido ao sentimento de nostalgia dos que desejam reviver memórias, funcionando como um gesto de conexão emocional. Os álbuns voltaram a conquistar espaço e se tornarem desejados novamente por preservarem e eternizarem os momentos que realmente importam.
Foi com esse intuito que a marca foi criada há 20 anos, e hoje conta com o suporte do filho e sócio de Flavia, João Nasser. O objetivo era possibilitar que as pessoas pudessem registrar suas vivências e guardá-las de forma especial, podendo acessá-las a qualquer momento. O que começou como um “hobby” de Flavia, que produzia álbuns apenas para amigas próximas, acabou tomando uma grande proporção.
Em uma era em que os estímulos tecnológicos são predominantes e os aparelhos eletrônicos fazem parte da rotina da população, a volta das fotografias chega a ser um movimento simbólico, em que as pessoas abraçam o tradicional e focam em novas formas de registrar momentos.
Quer ficar por dentro dos eventos mais badalados, das novidades culturais, tendências de moda, viagens, gastronomia e tudo o que acontece na Bahia? Então siga o @BahiaSocialVip no Instagram e não perca nenhum detalhe!
