Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Viagem

Dados do Anuário 2024 da BLTA atestam alta performance e expansão do turismo de alto padrão brasileiro

Levantamento indica aumento do faturamento bruto de hotéis e do valor da diária média, crescimento nas operadoras de turistas domésticos e internacionais e indica maior apoio de associados à causa socioambiental

Vista aérea do Pontal dos Carneiros Bungalows - Foto | Divulgação

Realizado em parceria entre a Brazilian Luxury Travel Association e o Senac São Paulo, o Anuário 2024 revela índices de performance bastante animadores para hotéis e operadoras de viagem associados. O aumento de faturamento, do valor médio das diárias e do quadro de colaboradores em relação a 2023 alinha-se, ainda, ao crescente apoio dos integrantes da BLTA a projetos de impacto socioambiental.

Diante dos dados apurados pelo Anuário, o presidente do Conselho da BLTA, Roberto Klabin, ressalta que o turismo de luxo no Brasil vive um momento de expansão, estreitando laços e oferecendo vivências marcantes que projetam o país no cenário internacional. Nesse aspecto, ele enfatiza que, nos últimos anos, a infraestrutura e os serviços hoteleiros – especialmente de pequenos e médios empreendedores – deram um salto expressivo.

“Esse avanço não apenas fortalece novos destinos e estimula práticas sustentáveis no país, como também engaja cada vez mais gestores na implementação de iniciativas de impacto positivo para os negócios e para a qualidade dos lugares onde atuam”, contextualiza Klabin, acrescentando que a associação seguirá atuando para ampliar conexões, aproximar mercados e consolidar o turismo de alto padrão brasileiro como referência global de hospitalidade e sustentabilidade.

Por sua vez, a CEO da BLTA, Camilla Barretto, afirma que, além de serviços personalizados, qualidade de infraestrutura e experiências marcantes, os associados oferecem luxo consciente: respeito pelo entorno e pelas comunidades.

“O nosso objetivo é ampliar a voz que o luxo hoje é indissociável de conexão emocional e propósito e temos a responsabilidade de promover o turismo causando impacto positivo”. Em relação ao Anuário, diz, reúne dados de hotéis e operadores preocupados em deixar um legado para as futuras gerações. “Este deve ser o objetivo do turismo de luxo brasileiro”, pontua.

Alta performance

Números e índices do Anuário 2024 atestam uma alta performance de hotéis e operadoras de viagem. O faturamento conjunto dos associados alcançou R$ 3,3 bilhões, um crescimento de 12,7% em comparação a 2023. O valor da diária média dos hotéis chegou a R$ 3.267, 29% acima do ano anterior, acompanhada por um RevPAR de R$ 1.577 (+ 11,7%) e média de colaboradores por Unidade Habitacional foi de 3,16 (nível elevado em relação à hotelaria tradicional).

Em relação às operadoras de viagem, o estudo aponta que o Média ticket doméstico foi de R$ 15.605 e o Média ticket inbound (clientes internacionais), R$ 20.420, o que representa um crescimento de 67% e de 33,4%, respectivamente. Ainda em relação às operadoras, a pesquisa revela que no turismo doméstico a maioria realiza viagens de até 7 dias (86%) e que 55% dos viajantes internacionais preferem períodos mais longos, entre 8 e 14 dias.

Ao avaliar esses dados, Camilla afirma que os associados estão confiantes e animados: “Tivemos um saldo final positivo em 2024 para 60,8% dos meios de hospedagem respondentes. Dentre as operadoras, 60% consideraram o ano positivo e 40% o consideraram muito positivo”, diz. “O Brasil segue aumentando os números de turistas internacionais consistentemente desde o início do ano, e certamente 2025 baterá muitos recordes”.

Confira, abaixo, os indicadores do Anuário 2024:

Dados financeiros e operacionais
Faturamento bruto estimado por hotéis:
 R$ 3,3 bilhões (12,7% a mais em relação a 2023)
Diária média: R$ 3.267 (+ 29,3%)
RevPAR (Receita por Quarto Disponível): R$ 1.577 (+ 11,7%)
Número de hóspedes atendidos: 1.023.711
UH disponíveis no ano: 1.157.415 (+ 1%)

Perfil do hóspede –  Origem

Brasil: 68,8%

Europa: 14,9% (maioria França)

América do Norte: 9,6% (principalmente Estados Unidos)

América Latina: 4,6% (Argentina em destaque)

Motivos de viagem

Lazer (férias, feriados e finais de semana): 60%

Negócios/eventos: 10%

Viagens com família/amigos: 10%

Tipo de hóspede: 67,9% são viajantes individuais independentes (FIT)

Tempo médio de permanência: 59% dos hóspedes ficam até 3 diárias

Origem das reservas: 45,6% (balcão/venda direta), 22,7% (OTA – agências de viagem online) e 16% (operadoras)

Eventos e Destinos

Eventos que mais atraem hóspedes: Réveillon (87%), Carnaval (73%) e Casamentos (58%)

Destinos mais procurados: Rio de Janeiro (capital), Foz do Iguaçu, Pantanal, litoral da Bahia, Manaus e Salvador

Sustentabilidade e impacto social

Certificações e práticas

100% usam iluminação natural

96% compram de produtores locais

91% têm plano de carreira para colaboradores

94% reduziram o uso de plástico

69% dos hotéis e 67% das operadoras apoiam projetos socioambientais

*no final de 2024, 37% dos hotéis associados e 33% dos operadoras já possuíam ou haviam dado início ao processo de certificação em ESG

Foco dos projetos

Educação e desenvolvimento econômico (47% cada)

Conservação ambiental (43%)

Impactos positivos relatados

Formação e conhecimento para comunidades (50%)

Geração de renda e novos negócios (50%)

Novos associados no Ceará e em Pernambuco

Saline Taíba, localizado na praia da Taíba, em São Gonçalo do Amarante (CE), e Pontal dos Carneiros Bungalows, na praia dos Carneiros (Tamandaré/PE). Estes são os dois novos hotéis que integram o portfólio da BLTA após passarem por avaliações (visita técnica e questionário com mais de 250 questões) previstas pelo processo de candidatura a associados que está em prática. 

“Esta avaliação, por meio da metodologia do Cliente Oculto, traz mais credibilidade e transparência, assegurando de forma objetiva e isenta a qualidade dos membros da associação”, afirma Camilla. De acordo com ela, essa metodologia para avaliação dos operadores DMC’s ainda está em fase de elaboração e deverá começar a valer até o fim deste ano.

“Trata-se de uma construção a quatro mãos com a On You, especialista nesta metodologia, e deverá ser amplamente testada para que o processo seja objetivo e justo. O questionário dos hotéis foi submetido a cinco propriedades da BLTA até que chegássemos a um formato que abrangesse a pluralidade dos empreendimentos da hotelaria de alto padrão no Brasil que pretendem oferecer qualidade, autenticidade, brasilidade e sustentabilidade”.

Sobre se associar à BLTA, Vanessa Salgado, proprietária do Saline Taíba, afirma: “Apesar da nossa pouca idade, é um grande orgulho estarmos ao lado de tantos hotéis incríveis que valorizam e promovem o turismo brasileiro”. Por sua vez, Christiana Rocha, proprietária do Pontal dos Carneiros, diz: “Entrar para a associação é ter a chancela de um selo que nos integra a um grupo de empreendimentos que cultivam os mais altos padrões de excelência. Nosso compromisso socioambiental e a busca incessante pelo melhor acolher continuarão a guiar nossa jornada”.

Leia mais

Cinema

Ingrid Guimarães é a atriz brasileira que tem o faro para roteiros divertidos. Enquanto vemos outros atores e atrizes fazendo comédias ruins, Ingrid brilha...

Streaming

A série animada Marvel Zombies consiste em unir o universo dos super-heróis (Capitão América, Homem de Ferro, Hulk) com o apocalipse zumbi. Esse conceito,...

Salvador

Um dos imóveis mais emblemáticos de Salvador, a Casa D’Itália, está oficialmente à venda por R$ 23,2 milhões. A Associação Cultural Casa D’Itália, proprietária...

Gente

Organizador do TEDx Praia do Forte viveu uma maratona de conexões entre Suécia e Áustria

Bahia

O Litoral Norte da Bahia se prepara para um novo marco. No dia 10 de outubro de 2025, será inaugurado oficialmente o Shopping Busca Vida, localizado no Km 10...

Música

O litoral sul da Bahia se prepara para viver uma noite histórica. No dia 21 de novembro, Arraial d’Ajuda será palco da primeira edição...

Música

Salvador se prepara para uma noite de grandes encontros musicais. no dia 18 de outubro (sábado), Seu Jorge retorna à capital baiana para apresentar o projeto Baile...