Nos dias 31 de julho e 1º de agosto de 2025, o artista e designer Jay Boggo participa do Fórum de Biodesign e Sustentabilidade, em Salvador, com o lançamento da coleção Eixos da Travessia, uma série de esculturas-móveis carbonizadas que unem arte, memória, matéria e território.
Inspirada nas travessias familiares que marcaram sua infância nos anos 1980, a coleção nasce de uma reconexão afetiva e criativa com o estado do Mato Grosso, onde parte de sua família fincou raízes após migrar do Sul do Brasil. Quase quatro décadas depois, Jay retorna a esse chão, agora como artista, encontrando ali não apenas paisagens, mas histórias vivas e densas marcadas por coragem, silêncios e reinvenções.
Produzida em parceria com a Areka’a Brasil, a coleção é composta por 15 obras criadas a partir de madeiras de manejo florestal, recolhidas entre galhadas, raízes e troncos. São fragmentos esquecidos que ganham nova vida em peças intuitivas e orgânicas, que se recusam à linha reta e seguem o ritmo do corpo e da intuição. Cada escultura traduz deslocamentos da terra, das famílias, das memórias, e revela estruturas que sustentam mesmo quando o chão muda.
Técnicas
Ao longo do processo criativo, as peças passam por uma carbonização artesanal, técnica ancestral que preserva as marcas do tempo e imprime texturas únicas à superfície. Submetidas ao método japonês Shou Sugi Ban, tradicionalmente usado para proteger canoas da água, as obras assumem um acabamento escuro e orgânico, ao mesmo tempo em que incorporam um legado cultural híbrido.

Jay Boggo revitaliza esse saber ao cruzar influências indígenas com práticas trazidas por imigrantes japoneses que moldaram a cultura amazônica no início do século XX. O fogo, nesse contexto, deixa de representar destruição para tornar-se instrumento de transmutação, evocando o tempo, a memória e os ciclos naturais.
Encontro multi áreas
Realizado em Salvador, o Fórum de Biodesign e Sustentabilidade é um encontro nacional que reúne grandes nomes da arquitetura, design, urbanismo, ciência, cultura e tecnologia sob uma perspectiva regenerativa.
A programação conecta práticas inovadoras e saberes ancestrais com foco em soluções mais integradas à natureza, mais éticas e mais sensíveis às urgências do nosso tempo. As obras da coleção Eixos da Travessia poderão ser vistas também na Casa Rosa, espaço gratuito e aberto ao público, onde o Fórum promove exposições, experiências sensoriais, feiras criativas e atrações culturais.
Participação no fórum
Jay integra a programação técnica do Fórum, realizada na Casa do Comércio, com duas participações no dia 31 de julho:
- 14h40 – Talk “Design da Floresta”
Tema: Bioinspiração, ancestralidade e arte como ferramenta de regeneração
com Jay Boggo - 15h20 – Mesa-redonda “Biodesign em Movimento”
Mediação de Carla Garcia, com participação de Durval Oliveira e Jay Boggo
De Salvador a Paris
Duas obras da Coleção Eixos da Travessia seguirão de Salvador para a França, integrando a exposição “Héritage Culturel et Savoir-Faire”, na Embaixada do Brasil em Paris, entre os dias 3 e 5 de setembro de 2025, durante a Paris Design Week.
A mostra faz parte da programação oficial da Temporada do Ano do Brasil na França, e destaca a arte artesanal, a ancestralidade e a inovação brasileira em diálogo com o mundo.
Quer ficar por dentro dos eventos mais badalados, das novidades culturais, tendências de moda, viagens, gastronomia e tudo o que acontece na Bahia? Então siga o @BahiaSocialVip no Instagram e não perca nenhum detalhe!
