A Praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha dos Frades, acaba de ser eleita a melhor das Américas e da Península Ibérica no Ranking das Melhores Praias 2025, organizado pelo Centro Internacional de Formação em Gestão e Certificação de Praias (CIF Playas) e pela Rede Iberoamericana Proplayas.
Com índice de Qualidade Final (BQV) de 0,97, o destino baiano superou concorrentes tradicionais como Varadero e Ensenachos, em Cuba, e tornou-se a única praia brasileira entre as dez primeiras do ranking mundial. O resultado reflete décadas de investimentos em gestão sustentável e integração com a comunidade local.
“Esse resultado se deve aos 25 anos de trabalho da Fundação Baía Viva em conjunto com a comunidade local, trazendo uma demonstração concreta de aplicação da sustentabilidade. Um belo exemplo do que uma atividade turística planejada e bem executada pode gerar.”, comemora a presidente da Fundação Baía Viva, Isabela Suarez.
Metodologia
Das 200 praias avaliadas, Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe também foi reconhecida como a melhor do Brasil e do Oceano Atlântico. A metodologia de avaliação do CIF Playas leva em conta critérios ecológicos, culturais, sociais e econômicos, além de manter a certificação Bandeira Azul, símbolo internacional de excelência ambiental, já concedida há vários anos.
Classificada como “praia de enclave” – localizada em um pequeno centro urbano com população permanente –, Guadalupe destacou-se pela harmonia entre moradores, serviços turísticos e preservação natural. Em 2024, o mesmo ranking havia listado o local em quinto lugar; em 2025, eleva-se ao topo do pódio.
