Almacen Pepe Bar e Restaurante LTDA. veio a público nesta terça-feira, 03 de junho de 2025, para refutar categoricamente as recentes e “infundadas” acusações de “pirataria” de móveis, feitas pela representante da empresa Tidelli e amplamente repercutidas na mídia. Em uma nota à imprensa, a empresa de Salvador negou qualquer cópia intencional ou violação de direitos autorais e de propriedade industrial, afirmando que agiu de boa-fé em todas as suas aquisições.
A polêmica surgiu após a Tidelli alegar que o Almacen Pepe estaria utilizando mobiliário que configuraria “pirataria” de suas peças. No entanto, o Almacen Pepe se defende, esclarecendo o processo de aquisição de todo o mobiliário para sua nova loja no Shopping Barra.
De acordo com o comunicado do Almacen Pepe, a compra dos móveis foi realizada de boa-fé junto à empresa Alumax Móveis Ltda. – ME. Esta última foi a contratada para fornecer o mobiliário conforme o projeto arquitetônico desenvolvido pelo renomado escritório Brazão Arquitetos Associados.
Conforme detalhado na nota, o Almacen Pepe enfatiza: “Esclarecemos que a aquisição de todo o mobiliário de nossa nova loja no Shopping Barra foi realizada de boa-fé junto à empresa Alumax Móveis Ltda. – ME, contratada para fornecer os móveis conforme o projeto arquitetônico desenvolvido pelo escritório Brazão Arquitetos Associados.”
A empresa ressalta que, em nenhum momento, encomendou réplicas ou solicitou cópia de peças exclusivas de qualquer marca. O Almacen Pepe se posiciona como consumidor final dos móveis, sem possuir expertise técnica em design ou propriedade industrial, e confiou plenamente na idoneidade e legalidade dos produtos fornecidos por seus contratados.
Um ponto crucial levantado pelo restaurante é a inexistência de qualquer relação contratual com a Tidelli. A nota desmente categoricamente a afirmação de que a Tidelli teria “desenvolvido o projeto de mobiliário” para o Almacen Pepe.
O Almacen Pepe reforça que todo o conceito de ambientação e a escolha do mobiliário do restaurante foram integralmente concebidos e executados pelo escritório Brazão Arquitetos Associados, sem qualquer participação da Tidelli.
Medidas Legais e Defesa da Reputação
Diante das alegações públicas da Tidelli, o Almacen Pepe informou que já está adotando as “medidas cabíveis” para resguardar sua reputação e seus direitos. A empresa está avaliando as providências legais a serem tomadas frente à divulgação de informações que considera “inverídicas e potencialmente caluniosas”, as quais, segundo a nota, atingem a honra e a imagem da organização.
O Almacen Pepe não admitirá que “acusações infundadas e sensacionalistas” prejudiquem sua trajetória de respeito e ética no mercado. A empresa alerta que a veiculação de afirmações sabidamente falsas não apenas configura um desserviço ao público, mas também pode caracterizar ilícitos, incluindo crimes contra a honra, nos termos da legislação vigente