Na edição de 2025 do Festival Música em Trancoso, a cantora Daniela Mercury vai estar ao lado da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) no concerto “Baile Concerto, 40 anos da Axé Music”. Marcada para o dia 22 de março, no Teatro L’Occitane, a apresentação vai homenagear as quatro décadas desse gênero musical baiano, que inovou o carnaval de todo o país.
Neste ano, o tradicional Festival Música em Trancoso trará ao público o melhor do clássico e do popular, com espetáculos que vão fazer uma série de homenagens à música brasileira. Em sua 11ª edição, o evento será realizado entre os dias 19 e 22 de março e contará com apresentações da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA). Sob a regência do Maestro Carlos Prazeres, a OSBA trará um repertório diverso, que, além da homenagem aos 40 anos da Axé Music, abarca celebrações a Gregório de Matos e a Heitor Villa-Lobos.
Realizado pelo Instituto Terravista, o Festival tem sido, há dez anos, um impulsionador da cultura e da economia no sul da Bahia, oferecendo oportunidades únicas para comunidades locais e acesso a talentos musicais globais. Além disso, a cada edição, o evento visa alavancar a economia e o turismo da região em um período de baixa temporada.
“O festival integra culturas, gerações e estilos, unindo o popular ao erudito, e promovendo parcerias entre setores público e privado”, afirma Sérgio Mehlen, diretor artístico do Instituto Terravista. “Com foco em educação e desenvolvimento pessoal, este evento utiliza as artes como ferramenta de inclusão social e construção de um futuro melhor”, acrescenta.
Quando o erudito e o popular brasileiro se encontram
No primeiro dia do festival, 19 de março, a Orquestra Sinfônica da Bahia vai homenagear o icônico poeta barroco Gregório de Matos, conhecido como “Boca do Inferno”, na apresentação “Gregorianas”. O concerto, gratuito, será realizado em frente à histórica Igreja do Quadrado. “Essa apresentação busca capturar a essência crítica e satírica dos versos de Gregório, traduzindo suas palavras em uma experiência musical rica e evocativa”, afirma Mehlen. “A fusão entre a música sinfônica e a literatura barroca promete uma noite de reflexão e encantamento cultural”, complementa o diretor artístico.
No dia seguinte, no Teatro L’Occitane, a OSBA apresenta o “OSBREGA Concerto do Amor”, que trará composições clássicas e contemporâneas sobre as diversas facetas desse sentimento. “O espetáculo promete envolver o público em uma jornada emocional, destacando a universalidade e a profundidade do amor em suas múltiplas formas”, diz Mehlen.
Em 21 de março, terceiro dia de festival, a Orquestra se juntará a um virtuoso gaitista em um repertório dedicado às obras do renomado compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos. “A integração da gaita com a orquestra oferece uma nova dimensão às composições de Villa-Lobos, destacando sua habilidade em mesclar elementos da música clássica com influências brasileiras”, explica Sérgio Mehlen.
Encerrando o festival, a OSBA fará uma homenagem aos 40 anos da Axé Music, com participações especiais a confirmar. Será um convite para celebrar a alegria e a energia das canções baianas, a partir da fusão da música sinfônica com os ritmos contagiantes do axé.
Transformação e oportunidades
Além da programação oficial, o festival promoverá o famoso Circuito das Igrejas, ação social feita com uma série de concertos gratuitos em diversas regiões de Porto Seguro. Neste ano, vão ocorrer apresentações em Caraíva, Itaporanga, Vale Verde e Arraial D’Ajuda, respectivamente nos dias 13, 14, 15 e 16 de março.
Também haverá outros concertos gratuitos, bem como doações de ingressos, fornecimento de transporte, masterclasses e oficinas musicais para os moradores da região de Trancoso. “O Instituto Terravista busca honrar e valorizar as manifestações culturais da costa do descobrimento, contratando grupos folclóricos e artistas locais para compor a programação do Festival”, diz Mehlen.
![](https://bahiasocialvip.com.br/wp-content/uploads/2024/08/FINAL-PRETO.jpg)