Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Bahia

Empresa baiana promove Comitê de diversidade e inclusão e prepara novidades para 2025

Programa criado há dois anos busca o letramento de colaboradores em relação aos diversos temas voltados para inclusão e respeito

Foto I Isabel Sento-Sé

A Petrobahia, empresa líder no mercado de combustíveis líquidos e armazenagem, está com o Comitê de Diversidade e Inclusão. O projeto da companhia visa conscientizar e aumentar o letramento de colaboradores e parceiros da empresa sobre temas importantes da sociedade voltados para inclusão, compreensão e respeito, como racismo, etarismo, machismo, religiosidade e outras formas de discriminação.

No caso específico sobre o evento com o tema “Diversidade Religiosa”, foi realizada uma roda de conversa reunindo representantes de quatro religiões, para bater um papo que abordou esperança, fé, tolerância, a partir de diferentes perspectivas. “Em 2023, por exemplo, realizamos cinco atividades de letramento sobre diversidade e inclusão, além de produzirmos informativos abordando a vida e obra de personalidades negras, justamente na Semana da Consciência Negra. Distribuímos esse material pelo escritório e ainda convidamos duas afroempreendedoras, para compartilhar suas vitórias, desafios, dar dicas e contarem seus cases de sucesso”, explica o primeiro presidente do comitê e atual analista de gente, gestão e cultura da empresa, Breno Farias.

Apesar da criação do comitê ter ocorrido apenas em 2023, ações do tipo já foram realizadas antes, com o objetivo de estimular o respeito entre os colabores e reforçar o ambiente diverso que a empresa sempre teve. “O mundo está em constante mudança e precisamos nos atualizar. Portanto, certas palavras, frases e comportamentos entraram em desuso. E é nosso papel respeitar e promover eventos de conscientização que nos torne pessoas melhores, mais humanas e sensíveis, diante de demandas da sociedade quem pedem uma convivência mais pacífica e de respeito às diferenças, sejam elas religiosas, étnico ou de qualquer outra natureza”, reforça a diretora de operações e suprimento da Petrobahia, Iara Schimmelpfeng.

Para 2025, a ideia é ampliar o projeto aumentando a periodicidade de eventos. “Existem muitos temas que ainda não foram abordados pelo nosso comitê e também todos os nossos eventos foram realizados no nosso escritório, que fica em Salvador. O objetivo é fazer com que as pessoas se sintam bem, ampliando essas ações para as bases que ficam no interior e também para o público externo que deseja aprender mais sobre os temas e a respeitar as diferenças, para assim garantir que ocorra uma mudança estrutural genuína, e não algo forçado”, completa Iara.

Breno Farias ainda ressalta que é possível perceber mudanças no ambiente da empresa após essas atividades. “O Comitê tem um programa de ações com objetivos claros. Por isso, dá para notar um amadurecimento e até mesmo um aprofundamento e assertividade da nossa equipe sobre os temas ali abordados. E em 2024 a adesão foi enorme. Pudemos perceber que as equipes de trabalho entenderam nossa proposta e se tornaram protagonistas do processo, e estão cada vez mais preocupados com aspectos como forma de tratamento e uso da palavra, respeitando assim todas as diferenças”.

Leia mais

Cinema

Longa estreia nesta quinta-feira

Música

Apresentação será na Concha Acústica, em novembro

Gastronomia

A rede de franquias Nanica Brasil, conhecida pelo seu tradicional Banoffee e que conta com o ator Tiago Abravanel entre os sócios, lança uma...

Streaming

Depois de dar novo fôlego à franquia com O Predador: A Caçada (2022), o diretor Dan Trachtenberg retorna ao universo dos yautja (a raça dos predadores) nesta...

Cinema

Longa protagonizado por Scarlett Johansson tem estreia marcada para 3 julho nos cinemas brasileiros

Música

Em celebração às cinco décadas de vida e a carreira de um dos nomes mais originais da música brasileira contemporânea, Criolo anuncia a turnê...

Moda

Desde 2013, a IWC Schaffhausen é “Parceria Oficial de Engenheria” da equipe Mercedes-AMG PETRONAS mais de 10 anos que a marca de alta relojoaria...