Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Gastronomia

Queijo Minas vira patrimônio imaterial da Unesco

Foto | Divulgação

Os modos tradicionais de fabricação do queijo Minas artesanal foram oficialmente inscritos na lista do patrimônio imaterial da humanidade pela Unesco nesta quarta-feira (4). A decisão foi anunciada durante a reunião da organização em Assunção, no Paraguai.

Produzido artesanalmente a partir do leite cru de vaca em Minas Gerais, o maior estado leiteiro do Brasil, o queijo Minas é um ícone da gastronomia nacional. Segundo o documento da candidatura, a produção é realizada por pequenos agricultores familiares em propriedades rurais, perpetuando um saber tradicional que se desenvolveu desde o século XVIII.

Diversidade e tradição

Cerca de 9 mil produtores em Minas Gerais dedicam-se à fabricação artesanal do queijo Minas, que apresenta diversas variedades de acordo com as regiões produtoras. Dez localidades, como Serro e Canastra, são reconhecidas por suas características únicas.

A origem da produção do queijo Minas remonta à época da colonização portuguesa, quando as técnicas europeias de fabricação foram adaptadas às condições locais. A necessidade de conservar o alimento durante as longas viagens pela região mineradora impulsionou o desenvolvimento dessas técnicas, que foram transmitidas de geração em geração.

Um sabor brasileiro

Para a ministra da Cultura, Margareth Menezes, a inscrição do queijo Minas artesanal como patrimônio imaterial da humanidade é motivo de grande orgulho. “Os sabores brasileiros são uma de nossas muitas riquezas. Fazer queijo, culturalmente, traz consigo as características de um território e de seu povo”, celebrou a ministra.

Com essa conquista, o Brasil consolida sua rica diversidade cultural, somando mais um bem à lista do patrimônio imaterial da humanidade. A capoeira e o frevo são alguns exemplos de outras manifestações brasileiras já reconhecidas pela Unesco.

Leia mais

Música

Apresentação gratuita será no Palco Arara, na Praça Maria Felipa

Música

Banda vai comandar o samba no espaço

Música

Salvador vai receber a turnê de Jorge Vercillo JV30 Parte II – “Mais um final feliz”, sábado, 2 de maio, às 19h, na Concha...

Música

Salvador será palco de um encontro histórico da música baiana no dia 09 de fevereiro de 2026 (segunda-feira), às 20h30, na Casa Rosa, no Rio Vermelho, com a realização...

Moda

A Olympikus amplia a linha Corre 4 com uma edição especial desenvolvida em parceria com a World Tennis. O modelo aposta na combinação de...

Gente

O Carnaval começou mais cedo para Fábio Sande. Na tarde da última terça-feira (27), o estilista e carnavalesco reuniu convidadas e nomes ligados à...