Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Viagem

Ichkabal, uma nova desculpa para visitar a Riviera Maya

Foto | DIvulgação

Os turistas que escolherem a Riviera Maya como destino de férias terão mais uma opção para explorar e se imergir na cultura ancestral que, há milhares de anos, habitou as terras mexicanas. Estamos falando de Ichkabal, uma zona arqueológica conhecida como o Egito mesoamericano, que acredita ter sido um dos primeiros centros políticos da cultura maia, com estruturas ainda maiores e mais antigas do que as de Chichen Itzá.

A zona arqueológica fica a 58 quilômetros a sudoeste do Pueblo Mágico de Bacalar, na península de Yucatán. Ichkabal, cujo nome significa “entre baixos” em maia, permaneceu oculta sob a densa vegetação da selva até ser descoberta em 1995.

A nova cidade perdida é uma digna “concorrente” de Chichen Itzá, o complexo de ruínas maias mais conhecido do México, declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1988 e uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo em 2007.

Seu centro é o templo de Kukulcán, uma de suas maiores pirâmides, famosa pelo jogo de luz e sombra que, em cada equinócio, ocorre sobre a escadaria da base piramidal conhecida como El Castillo. Esse fenômeno emula o corpo da serpente emplumada do Deus que dá nome à pirâmide.

Cenotes encantam a região – Foto | Divulgação

Outra das excursões preferidas dos viajantes é nadar no grande Cenote. Do maia ‘ts’ono’ot’, que significa ‘buraco com água’, um cenote é justamente um poço profundo, alimentado pela infiltração da chuva e pelas correntes dos rios que nascem no coração da terra. Um dos mais populares é o Grande Cenote de Tulum, que está na estrada que vai para as ruínas maias de Cobá. Com uma profundidade de 10 metros, é um lugar ideal para os amantes do mergulho e da natação. Com sua forma circular, nadando em suas águas cristalinas é possível encontrar estalactites, estalagmites, além de peixes, tartarugas e outras formas de vida aquática.

Muitos também optam por passar o dia em Sian Ka’an (que se traduz como “origem do céu”), a maior reserva natural do Caribe mexicano, situada na Península de Yucatán. Cercada por centenas de metros de praia virgem e selva, foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1987, e é um dos lugares mais importantes do México para a conservação da biodiversidade.

Mas o México não possui apenas cenotes e reservas naturais, como também caletas, que são pequenas entradas de mar, menores do que uma baía. Uma das mais conhecidas é Yal-Kú, a apenas três quilômetros da praia de Akumal. Trata-se de um local relaxante para passar o dia tomando sol e praticando snorkel, seja em casal ou com a família. Com vistas impressionantes da lagoa Yal-Kú, o local oferece restaurantes e cabanas tropicais para descanso, com redes e cadeiras.

O México é uma verdadeira caixa de surpresas e, segundo a lenda, existe um lugar que abriga a fonte da juventude. Trata-se do cenote Yalahau, uma excursão popular entre os que visitam a ilha de Holbox, localizada entre o mar do Caribe e o golfo do México. A princípio, parece ser um local isolado do resto do mundo (sem carros, ruas pavimentadas ou grandes edifícios), porém, Holbox oferece serviços e comodidades que garantem uma estada confortável e agradável. Lá, há uma grande variedade de restaurantes que servem pratos da culinária mexicana e internacional; enquanto outros mais “casuais” (pitorescos restaurantes com telhados de palha, onde se pode colocar os pés na areia) estão localizados em frente à praia ou a algumas quadras do centro, e costumam oferecer tacos, frutos do mar e a especialidade local: pizza de lagosta.

A oportunidade de explorar a cultura local é enriquecida por atividades como degustações de tequila e aulas de culinária mexicana autêntica, em um espaço exclusivo para adultos no UNICO 20° 87° Hotel Riviera Maya. Essas experiências não apenas proporcionam o prazer de desfrutar sabores e tradições profundas, como também abrem uma porta para o fascinante legado cultural do México.

Unico Riviera Maya – Foto | Divulgação

O interessante sobre as acomodações na Riviera Maya é que a cultura mexicana está presente em cada detalhe. No caso do resort all-inclusive mencionado, desde a arquitetura até a gastronomia, tudo oferece ao turista a sensação de estar imerso em uma cultura ancestral.

Os hóspedes do hotel poderão desfrutar de quilômetros de praias de areia branca e de uma variedade de atividades para fazer na propriedade e nos arredores, como visitar a zona arqueológica de Tulum, nadar com golfinhos, navegar em catamarã até Isla Mujeres, enquanto desfrutam de coquetéis com ingredientes locais, entre muitas outras opções.

Assim, a Riviera Maya oferece inúmeras formas de se conectar com a riqueza cultural e natural da região, desde suas tradições ancestrais até sua vibrante vida contemporânea.

Leia mais

Música

Turnê celebra os 50 anos de carreira do artista

Música

No dia 1º de fevereiro, às 15h, Saulo Fernandes comanda mais uma edição do projeto Saulo Som Sol, que vai acontecer pela primeira vez...

Música

Será a primeira vez da banda na Bahia

Viagem

A LATAM Airlines Brasil está no centro de uma nova controvérsia após implementar uma política que restringe o acesso ao banheiro frontal de suas...

Música

A Concha Acústica viveu uma noite inesquecível neste domingo (23). Com ingressos esgotados, Os Paralamas do Sucesso levaram à capital baiana o espetáculo “Paralamas...

Música

O cantor e compositor Alexandre Peixe promete deixar os festejos de Natal ainda mais especiais em Salvador. O artista vai comandar, um ano, a...

Gastronomia

O Santo Antônio Além do Carmo recebe, na sexta-feira, 28 de novembro, das 17h às 23h, a 3ª edição do D.A.Y. Sessions, projeto que une Decanter, Allê...

Música

Por questões de última hora que fogem ao controle das produtoras envolvidas, o show da orquestra cubana Buena Vista que aconteceria no próximo domingo, 30, em...