Na primeira sexta-feira de dezembro (6/12), às 19h, a bigband Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz apresenta o último show do ano pelo projeto Rumpilezz Funfun no Passo. Para a ocasião, o grupo preparou um repertório especial, diferente de todos os que apresentou nas edições anteriores: um show inteiramente dedicado às obras de Caetano Veloso e Gilberto Gil, com arranjos feitos pelo maestro Letieres Leite (1959 – 2021). O show é gratuito e acontece na Escadaria do Passo, Centro Histórico de Salvador, com participações especiais dos cantores Theo Charles e Tito Bahiense. O Rumpilezz Funfun no Passo é uma iniciativa do Instituto Rumpilezz em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo do município e a Saltur.
Em outubro de 2023, a Orkestra Rumpilezz, fundada pelo maestro Letieres Leite (in memorian), dava início à retomada de uma agenda calendarizada de shows em Salvador, se apresentando mensalmente no Centro Histórico com seu tradicional figurino branco. Desde então, o projeto Rumpilezz Funfun no Passo tem levado centenas de pessoas à Escadaria, um público marcado pela diversidade e pela alegria que lota o espaço toda primeira sexta-feira de cada mês. Para a última apresentação de 2024, o grupo convidou os cantores baianos Théo Charles e Tito Bahiense para darem voz a canções como “Milagres do Povo”, “O Quereres”, “Coração Vagabundo”, “Logunedé” e “Aqui e Agora” dos homenageados da noite: Caetano Veloso e Gilberto Gil.
ENSAIO ABERTO
Na quinta-feira (5/12), véspera do show, a Orkestra Rumpilezz recebe o público em um ensaio aberto gratuito, às 19h, no Espaço Xisto Bahia. Esta será uma oportunidade imperdível para quem acompanha o trabalho da Orkestra, seja músicos/musicistas profissionais ou admiradores da música feita pelo grupo. A ideia de tornar pública a sala de ensaios era uma prática comum do maestro Letieres Leite. Agora, os músicos da Orkestra, junto à equipe do Instituto Rumpilezz, promovem este ensaio aberto como uma forma de manter vivo o legado e as ideias do maestro, compartilhando com o público os seus processos artísticos e musicais nos preparativos desta apresentação.
Formada por instrumentos de sopros de percussão, a Orkestra Rumpilezz é reconhecida e aclamada internacionalmente por sua composição, originalidade e musicalidade, que traz em sua essência as raízes rítmicas afro-baianas traduzidas na harmonização do jazz, se destacando como uma referência na música instrumental brasileira. Ao criar a Orkestra, o maestro Letieres Leite pôs em prática a metodologia desenvolvida por ele, a qual chamou de Universo Percussivo Baiano (UPB). Dessa forma, todos os arranjos compostos pelo maestro são criados a partir da percussão, inclusive os das canções de Gil e Caetano que serão apresentadas tanto no ensaio aberto, como no show.
Na ocasião, os cantores Théo Charles – nome de destaque da nova geração da música baiana, filho da cantora brasileira Matilde Charles e do bandolinista e luthier francês Jean Paul Charles – e Tito Bahiense, parceiro de longa data do maestro Letieres Leite e da Orkestra Rumpilezz, irão interpretar as músicas já conhecidas do público e, junto à Orkestra, prometem fazer uma noite especial no Centro Histórico, encerrando um ano de apresentações lotadas pelo projeto Rumpilezz Funfun no Passo. O Instituto Rumpilezz tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.