O ortopedista Gyoguevara Patriota, especialista em ombro e cotovelo, está sempre atualizando conhecimentos. Por isso, acaba de chegar da Itália, onde participou de um curso de prótese de ombro para tratamento da artrose.
Além de aprofundar conhecimentos e trocar experiências, o médico aprendeu novas técnicas que contribuirão diretamente para a prática cirúrgica e o cuidado com seus pacientes baianos. “Foi maravilhoso rever amigos e especialistas que compartilham a mesma paixão pelo avanço da medicina e pela busca constante de melhores resultados”, declarou. O curso foi realizado nas cidades de Verona e Udine, mas o médico também passou por Veneza.
Segundo o doutor Patriota, a prótese total reversa do ombro é utilizada principalmente nos quadros de fraturas graves do ombro, nas lesões extensas ou maciças dos tendões do ombro e também na associação de lesões associadas à artrose. Já a prótese total anatômica do ombro é utilizada especialmente nos pacientes que têm o manguito rotador (conjunto de tendões do ombro) íntegros, mas apresentam artrose glenoumeral. “A artrose no ombro é incomum, sendo muito mais frequente em quadril, joelho, pé e tornozelo. Mesmo assim, precisamos estar preparados para tratar os pacientes que, porventura, cheguem ao consultório com este problema”, destacou o especialista.