Mari Gonzalez e Pipo Marques embarcaram para o deserto do Atacama nesta semana e escolheram o Nayara Alto Atacama para esta aventura. O hotel, eleito um dos 15 melhores da América do Sul pela Condé Nast Traveler, em 2023, fica entre a Cordilheira de Sal do Chile e a antiga fortaleza de Pukará de Quitor, uma construção de pedra datada do século 12 e que funcionou como fortaleza para os povos originários durante a invasão espanhola.
A 2.500 metros de altitude e a 3km da simpática San Pedro de Atacama, o Nayara possui suítes com vistas impressionantes para o visual árido do deserto, seis piscinas, spa com tratamentos holísticos e jacuzzi aquecida, e proporciona uma programação completa para os vários atrativos da região, como a Garganta do Diabo, onde Mari e Pipo pedalaram no seu primeiro dia de viagem, ou o Valle do Arco-Íris, um dos pontos mais visitados da região.
A diária do hotel, dependendo da época do ano, pode passar de R$ 15 mil (alta temporada), com experiências pelo deserto inclusas, assim como todas as refeições e bebidas. A seguir, as principais informações sobre o Nayara Alto Atacama, no Chile.
História e design
O Nayara Alto Atacama é a realização do sonho de uma família chilena, que se encantou pela grandiosidade dessa terra, com suas paisagens que incluem deserto, salares, vulcões, gêiseres e lagos de águas termais. Para chegarmos ao que o hotel é hoje, foram anos reforçando os laços com as comunidades locais para mudar a forma como a hospitalidade era oferecida na região.
E o resultado é uma equipe de homens e mulheres nascidos no Atacama e que personificam a missão do hotel de “hospitalidade sincera”: todos se sentem orgulhosos de trabalhar ali e de mostrar aos visitantes as maravilhas do lugar.
Já o projeto arquitetônico foi idealizado para criar um espaço que estivesse em perfeita harmonia com as paisagens áridas da região. A construção seguiu a técnica adobe, em que se utiliza tijolos feitos de terra crua, palha e água, proporcionando assim as cores e texturas que refletem a cultura e a história local.
O Nayara Alto Atacama acredita no turismo sustentável e possui diversas ações de preservação de seu ambiente e sua comunidade, desde a implementação de painéis solares em seus edifícios e a reutilização da água para irrigação, até a reciclagem de todo resíduo. O hotel possui o selo “S” de Turismo Sustentável, reconhecimento da Organização Mundial de Turismo (OMT).
Observação de estrelas
O Deserto do Atacama é conhecido internacionalmente como um dos melhores lugares do mundo para observar as estrelas e o Nayara Alto Atacama é o único a ter seu próprio observatório. Os imponentes picos das montanhas que rodeiam o hotel e que apresentam um panorama de cores infinitamente variadas ao longo do dia, proporcionam total escuridão e silêncio durante a noite, que, sem a contaminação de luz artificial, faz com que planetas e constelações sejam visível a olho nu.
O observatório, chamado de Ckepi (“olho” na língua nativa local, a Kunza), possui um telescópio profissional que permite desfrutar mais profundamente da experiência, observando as estrelas na solidão em cadeiras especiais e giratórias e com ensinamentos de guias especialistas.
O céu noturno transforma-se ao longo do ano e, dependendo do momento da visita ao hotel, o hóspede poderá ter uma visão clara das crateras da lua ou de centenas de estrelas, constelações e nebulosas.
Conforto
Ao todo são 42 quartos, que podem chegar a 70 metros quadrados com direito a terraços privativos emoldurados pelas cores vivas do Atacama.
Todas as acomodações são nomeadas em Kunza e uma delas é a Quitor, que significa “alto” e é uma homenagem a Pukará de Quitor, uma fortaleza no topo de uma colina que outrora protegia as rotas comerciais na região.
Já a suíte Catarpe é um espaço sereno: do seu interior se ouve a água do rio San Pedro descendo da cordilheira dos Andes até o Vale do Atacama. Seu terraço oferece vistas panorâmicas da Cordilheira do Sal.
O destaque da suíte Tilo, “laguna” na língua Kunza, além da ducha externa, perfeita para desfrutar de uma noite resplandecente de estrelas, é a decoração que valoriza a cultura local, com os cobertores tecidos à mão até as tapeçarias, que complementam a paleta de tecidos naturais da acomodação.
Localização e Clima
San Pedro de Atacama está localizado a 2.500 metros de altitude, em uma área geográfica que apresenta alguns dos picos mais altos da Cordilheira dos Andes, além do famoso Deserto do Atacama, conhecido como o deserto mais seco do mundo. Considerada a capital arqueológica do Chile, San Pedro de Atacama tem o privilégio de belas paisagens e céus azuis eternamente límpidos.
A cidade está a 1h30 de carro da vizinha Calama, o porto de entrada para San Pedro. Para chegar até ela é preciso pegar um voo da capital Santiago, de duas horas de duração. Uma vez ali, o Aeroporto de Calama é o início da experiência Nayara Alto Atacama. O que se segue é um passeio panorâmico pelo deserto, que levará o visitante a San Pedro de Atacama – o hotel está localizado a apenas 3 km.
Não existe uma época certa para viajar ao Atacama, pois as condições climáticas permanecem praticamente as mesmas durante todo o ano. No inverno, a temperatura é de 22°C durante o dia e 4°C à noite – o céu está sempre azul. Já no verão, a temperatura média é de 27°C durante o dia e 16°C à noite (nuvens ocasionais).