Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Exposição

Caixa Cultural Salvador recebe exposição de artistas indígenas da Amazônia

Mostra gratuita com 63 trabalhos entre pinturas, marchetaria e gravuras enaltece a cultura indígena

Dhiani Pa’saro, um dos artistas - Foto | Divulgação

A CAIXA Cultural Salvador recebe, a partir da terça-feira (29), a exposição Dois Indígenas da Amazônia – Vida e Arte, um recorte da produção dos artistas visuais indígenas amazonenses Duhigó e Dhiani Pa’saro. A visitação pode ser feita até o dia 15 de dezembro, com entrada gratuita, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h30.

Com a curadoria de Nei Vargas, a exposição reúne 63 obras da produção visual de Duhigó e Dhiani Pa’saro, artistas que trazem como base de sua pesquisa a ancestralidade dos povos aos quais pertencem. Ambos têm obras em acervos como o do Museu de Arte de São Paulo (MASP) e Pinacoteca de São Paulo, enaltecendo suas culturas por meio de pinturas, marchetarias e gravuras.

Duhigó

A mostra que ocupará a CAIXA Cultural Salvador ressalta a importância do colecionismo para a constituição de acervos, uma vez que a exposição deriva de uma coleção pertencente à Associação de Educação do Homem de Amanhã do
Brasil – HABRA, organização não governamental dedicada a projetos de proteção social, educação, direitos humanos e cultura.

Dentre as obras, destacam-se “Sol Ancestral”, de Dhiani Pa’saro, da etnia Wanano, que é executada em marchetaria e cuja pintura original foi encontrada em uma rocha no estado do Pará. Além dela, a tela “Utá Hori III”, retrato de um muiraquitã de Duhigó, um pequeno objeto com forma de rã ou sapinho, que é um símbolo para os indígenas ancestrais da Amazônia, que traz felicidade, sorte e poderes especiais a quem o possui.

Sobre os artistas:

Duhigó conquistou um lugar de destaque na história da arte amazonense e brasileira ao se tornar a primeira mulher indígena amazonense a compor o renomado acervo do MASP. “Eu pinto o que não existe mais e isto é muito importante para o meu povo. Quando Duhigó fechar os olhos, a minha arte contará minha história e dos Tukano”, declara a artista premiada em 2023 como Mestra das Artes Visuais pela Funarte e Ministério da Cultura, Governo Federal.

Dhiani Pa’saro do povo Wanano, produz quadros em marchetaria e pintura e tem como base de inspiração a técnica ancestral de fazer trançados com fibras e cipós da floresta amazônica. “Com a marchetaria, eu trago os trançados feitos pelos meus antepassados”, afirma Pa’saro.

Leia mais

Cinema

Longa estreia nesta quinta-feira

Música

Apresentação será na Concha Acústica, em novembro

Moda

Desde 2013, a IWC Schaffhausen é “Parceria Oficial de Engenheria” da equipe Mercedes-AMG PETRONAS mais de 10 anos que a marca de alta relojoaria...

Música

Show acontece na sexta-feira

Gastronomia

Chefs criarão menu de entradinhas para noite especial no Rio Vermelho

Gastronomia

Novo empreendimento conta com menus assinados por grandes nomes da gastronomia nacional, com Fabi Agostini, Diego Lozano, Ian Spampatti e Márcio Silva

Moda

Marca apresenta coleção especialmente para viagens rumo às altas temperaturas