Autor finalista no Festival de Poesia de Lisboa em 2023 e com publicações em antologias nacionais e internacionais, Vitor Andrade lança, neste sábado (14), Todo dia o silêncio do mundo repousa em mim, pela coleção Cartas Bahianas, da P55 Edição. O primeiro livro autoral do jornalista e poeta marca sua estreia na literatura, reunindo as poesias que ele tem escrito nos últimos anos. O evento de lançamento acontece a partir das 15h na Cervejaria ArtMalte (Rua Feira de Santana, 354 – Rio Vermelho), quando também será lançado Mensagens de amor futuro, de Saulo Dourado, pelo mesmo selo.
O livro nasce do amadurecimento e desejo do autor de reafirmar e organizar essa produção, que tem um fio condutor que une todos os poemas: as paixões que o movem. Tudo o que está nele é reflexo e/ou retrato de algo vivido pelo autor que se tornou poesia. “É um livro que fala mais que silencia. Mas no processo criativo, falar só é possível quando há aquietação, nesse momento em que o silêncio do mundo repousa em mim. Esse livro existe por causa desses silêncios”, afirma.
A primeira apresentação de Todo dia o silêncio do mundo repousa em mim aconteceu na edição da FLIPELÔ deste ano, quando o autor participou de uma mesa da P55 Edição na festa literária, com mediação de André Portugal e participações de Saulo Dourado e Kátia Borges. Já em setembro de 2023, Vitor foi finalista do concurso promovido pelo Festival de Poesia de Lisboa, concorrendo com o poema “Travessia”, que integra a antologia A vida é mais tempo alegre do que triste, lançado pelo festival. Ele é autor presente também nas antologias nacionais Poesia Livre 2023 e Poesia Agora.