Maior produtor brasileiro de tabaco para charuto, a Bahia ganha agora o primeiro espaço dedicado à comercialização e consumo do produto. Projetado pela arquiteta Viviane Vieira, a Jamm Cigars integra a atual edição da Casas Conceito, mostra de decoração que está aberta ao público, no Palacete Tira Chapéu, na Rua Chile.
A partir do próximo dia 5 de novembro, a atual Sala de Charutos seguirá funcionando como a primeira loja conceito da marca baiana criada pelo empresário do agronegócio, José Antônio Martins Monteiro, um apaixonado pela cultura secular do tabaco.
A ideia, segundo ele, é oferecer aos apreciadores, um espaço sofisticado onde não apenas os produtos da Jamm Cigars, mas também de outras marcas, sejam apreciados, consumidos e comercializados num ambiente projetado para este público que ansiava por um lugar projetado exclusivamente para este fim. “Sentia essa lacuna aqui em Salvador e decidimos investir neste espaço que terá não apenas os nossos charutos, mas serviço diferenciado, com cartas de drinques, de uísques, além de um um atendimento personalizado”, conta José Antônio.
Com uma produção estimada em 4,5 mil charutos diários, sendo 2,5 mil do tipo long filler (feitos com a folha inteira do tabaco e considerado um produto nobre, categoria premium), e o restante dos tipos médium e short filler (médio e curto), a Jamm Cigar, que embora tenha iniciado sua produção comercial somente em 2021, já tem alguns de seus exemplares bem posicionados em rankings mundiais de publicações especializadas em charutos. “Antes eu fazia charuto para meu consumo e para presentear meus amigos, até que meu contador me apresentou a quantidade que distribuí gratuitamente durante um curto período que aí alertei para transformar isso em negócio”, conta.
Reconhecimento internacional
Somente neste mês de setembro, dois dos seus produtos premium foram incluídos nestas cobiçadas listas recebendo excelentes notas, como a revista americana Cigar Journal Magazine, que atribuiu nota 91 ao charuto JP 50; e a alemã Zigarren Magazin, que pontuou o charuto Jamm Premium Churchill em 93 pontos de 100.
Embora a abertura de novas unidades não seja exatamente o foco do produtor e empresário, a loja conceito da Jamm Cigar foi pensada para transmitir elegância, conforto e uma experiência sensorial completa, onde todos se sintam bem-vindos.
“Este ambiente vai além de um simples espaço tradicional para degustação de charutos. Aqui a experiência não é apenas sobre fumaça e sabores, mas se transforma em memórias compartilhadas, risadas e negócios fechados. A elegância feminina permeia cada detalhe, desde os móveis escolhidos criteriosamente até a iluminação suave”, explica a arquiteta que criou uma cortina de vidro no hall de entrada, para isolar a área de fumoir sem comprometer a visibilidade do espaço.
Para José Antônio, o destaque do espaço, que terá capacidade para 35 pessoas sentadas, é o conforto e a funcionalidade. “A nossa proposta com este espaço é proporcionar uma imersão completa para envolver os visitantes em uma jornada sensorial única”, diz o empresário que aposta não apenas no sucesso da loja conceito, mas no crescimento de sua marca.
“Para nós da Jamm Cigar este espaço resgata a cultura do tabaco que, juntamente com o café foram os principais produtos de exportação do Brasil império, a ponto de terem seus ramos no brasão nacional”, diz o empresário que aposta no crescimento da produção da Jamm Cigar.