Negócios

Dia do Cliente: Grupo baiano inova com soluções para principal problema no atendimento do setor de restaurantes

Food Qualy completa 10 anos de mercado com hub de serviços

Foto | Divulgação

Grupo Food Qualy, que acaba de completar 10 anos no mercado de consultoria para bares e restaurantes, inova mais uma vez com seu hub de serviços, composto por três soluções personalizadas para cada modelo de negócio: Restaurante Lucrativo, Restaurante Seguro e Restaurante Encantador.

No último caso, o foco do Restaurante Encantador é encontrar soluções em experiência do cliente, dando especial atenção ao atendimento de excelência. O objetivo é aumentar a satisfação e fidelização de cliente, cujo dia é celebrado no próximo domingo, 15 de setembro, e, com isso, impulsionar o ticket médio e as vendas agregadas.

“Quem nunca se sentiu abandonado pelo garçom ou até foi maltratado por algum funcionário em um bar ou restaurante? Infelizmente, essa é uma realidade muito comum para quem costuma realizar refeições fora de casa e é recorrente do restaurante mais popular ao mais sofisticado”, destaca Acácio Sacerdote, consultor e sócio fundador da empresa.

Segundo ele, menos de 10% dos garçons que estão atuando em bares e restaurantes são vendedores natos, o que torna ainda mais importante capacitá-los em relação à postura profissional e às técnicas de vendas.

“É fundamental que a equipe de atendimento, que vai dos gerentes e maîtres aos garçons, atendentes e cumins, deixem de ser meros tiradores de pedidos. Eles precisam se ver como vendedores de verdade, encantando o cliente que chega para comer”, reforça Sacerdote, ciente de que a realidade no mercado está bem longe da satisfatória.

“Muitos empresários da área, por conta da escassez da mão de obra, acabam contratando garçons ou ajudantes direto para o salão, sem fornecer qualquer orientação sobre atendimento adequado”, explica, ressaltando que a mão de obra do setor normalmente não é qualificada e acaba sendo o primeiro emprego de muitas pessoas.

Segundo o consultor, treinar os colaboradores demanda trabalho, tempo e investimento, mas é de suma importância para o crescimento do negócio. “Pior do que treinar um funcionário e vê-lo indo para o concorrente é não treina-lo e mantê-lo atendendo mal e perdendo oportunidades de vender e fidelizar clientes para o seu restaurante”, reflete Acácio.

Restaurante Encantador

Com uma das linhas de trabalho da Food Qualy, busca-se padronizar o atendimento de acordo com o público-alvo do estabelecimento, elaborando e implantando fluxos e rotinas que aprimorem os processos de trabalho no atendimento ao público. Com isso, agrega-se estratégias de pós-venda para retenção e fidelização dos clientes, possibilitando uma experiência personalizada ao cliente final.

“Conquistar um novo cliente requer estratégias de marketing que podem custar de 5 a 7 vezes mais do que manter um cliente atual satisfeito”, pondera Acácio, que considera como primeiro passo a identificação do padrão de atendimento dos garçons da casa, antes da adoção das estratégias.

Após o diagnóstico profissional de atendimento é que a consultoria parte para soluções, como estudo de cardápio, treinamentos de técnicas de venda, elaboração de manual de padronização de atendimento e capacitação de lideranças de atendimento, por exemplo.

Resultados

Nestes 10 anos no mercado, a Food Qualy já atendeu mais de 300 bares e restaurantes em todo Brasil, com aproximadamente 5 mil colaboradores treinados. Nos principais clientes, como Hotel Fasano, Boi Preto, Ki-Mukeka, Barraca do Loro, La Pulperia, Pecorino, Cantina Volpi, Alfredo’ro e Bella Napoli, registrou-se melhoria significativa nas avaliações dos clientes e incremento médio de 50% nas vendas agregadas dos clientes.

Leia mais

Gente

Na última semana os arquitetos Antonio Caramelo e Mila Caramelo estiveram em Ilhéus, a convite do empresário Bailon Carneiro, da construtora Almeida Carneiro, para...

Cinema

Longa estreia nos cinemas no dia 25 de dezembro

Música

Formada por integrantes originais da orquestra Buena Vista Social Club, o grupo traz ao Brasil um espetáculo inédito, com banda completa e produção de alto...

Música

Sob a regência do maestro Carlos Prazeres, a apresentação faz parte do Verão da OSBA e conta com os cantores Almério e mãeana

Gente

A influenciadora Sofia Schaadt já está contando os dias para seu próximo ano letivo. Estudiosa e organizada, ela acaba de lançar sua linha exclusiva...

Gente

O Núcleo de Decoração da Bahia – NDB promove mais uma edição da Campanha Natal Núcleo do Bem, com o objetivo de arrecadar cestas...

Beleza

O mercado de beleza no Brasil celebra a chegada de uma novidade que promete transformar o segmento com criatividade e responsabilidade. A People Colour...

Música

A dupla Jorge e Mateus anunciou nos últimos dias sua nova turnê comemorativa de 20 anos de carreira, que acontece no próximo ano e...

Copyright © 2024 Bahia Social Vip por Bruno Porciuncula

Sair da versão mobile