O Grupo Food Qualy, que acaba de completar 10 anos no mercado de consultoria para bares e restaurantes, inova mais uma vez com seu hub de serviços, composto por três soluções personalizadas para cada modelo de negócio: Restaurante Lucrativo, Restaurante Seguro e Restaurante Encantador.
No último caso, o foco do Restaurante Encantador é encontrar soluções em experiência do cliente, dando especial atenção ao atendimento de excelência. O objetivo é aumentar a satisfação e fidelização de cliente, cujo dia é celebrado no próximo domingo, 15 de setembro, e, com isso, impulsionar o ticket médio e as vendas agregadas.
“Quem nunca se sentiu abandonado pelo garçom ou até foi maltratado por algum funcionário em um bar ou restaurante? Infelizmente, essa é uma realidade muito comum para quem costuma realizar refeições fora de casa e é recorrente do restaurante mais popular ao mais sofisticado”, destaca Acácio Sacerdote, consultor e sócio fundador da empresa.
Segundo ele, menos de 10% dos garçons que estão atuando em bares e restaurantes são vendedores natos, o que torna ainda mais importante capacitá-los em relação à postura profissional e às técnicas de vendas.
“É fundamental que a equipe de atendimento, que vai dos gerentes e maîtres aos garçons, atendentes e cumins, deixem de ser meros tiradores de pedidos. Eles precisam se ver como vendedores de verdade, encantando o cliente que chega para comer”, reforça Sacerdote, ciente de que a realidade no mercado está bem longe da satisfatória.
“Muitos empresários da área, por conta da escassez da mão de obra, acabam contratando garçons ou ajudantes direto para o salão, sem fornecer qualquer orientação sobre atendimento adequado”, explica, ressaltando que a mão de obra do setor normalmente não é qualificada e acaba sendo o primeiro emprego de muitas pessoas.
Segundo o consultor, treinar os colaboradores demanda trabalho, tempo e investimento, mas é de suma importância para o crescimento do negócio. “Pior do que treinar um funcionário e vê-lo indo para o concorrente é não treina-lo e mantê-lo atendendo mal e perdendo oportunidades de vender e fidelizar clientes para o seu restaurante”, reflete Acácio.
Restaurante Encantador
Com uma das linhas de trabalho da Food Qualy, busca-se padronizar o atendimento de acordo com o público-alvo do estabelecimento, elaborando e implantando fluxos e rotinas que aprimorem os processos de trabalho no atendimento ao público. Com isso, agrega-se estratégias de pós-venda para retenção e fidelização dos clientes, possibilitando uma experiência personalizada ao cliente final.
“Conquistar um novo cliente requer estratégias de marketing que podem custar de 5 a 7 vezes mais do que manter um cliente atual satisfeito”, pondera Acácio, que considera como primeiro passo a identificação do padrão de atendimento dos garçons da casa, antes da adoção das estratégias.
Após o diagnóstico profissional de atendimento é que a consultoria parte para soluções, como estudo de cardápio, treinamentos de técnicas de venda, elaboração de manual de padronização de atendimento e capacitação de lideranças de atendimento, por exemplo.
Resultados
Nestes 10 anos no mercado, a Food Qualy já atendeu mais de 300 bares e restaurantes em todo Brasil, com aproximadamente 5 mil colaboradores treinados. Nos principais clientes, como Hotel Fasano, Boi Preto, Ki-Mukeka, Barraca do Loro, La Pulperia, Pecorino, Cantina Volpi, Alfredo’ro e Bella Napoli, registrou-se melhoria significativa nas avaliações dos clientes e incremento médio de 50% nas vendas agregadas dos clientes.