A primeira temporada de Os Outros foi lançada ano passado pela Globoplay e considerei uma das melhores séries que assisti. Com um enredo forte e ótimos personagens, com destaques para os atores Eduardo Sterblitch, Milhem Cortaz e Maeve Jinkings , a série conseguia prender a atenção com muita tensão ao mostrar problemas entre família de um condomínio no Rio de Janeiro.
Agora vereador, Sérgio (Sterblitch) trata a esposa Joana (Kênia Bárbara) e a filha Lorraine (a ótima Gi Fernandes) com mão de ferro, enquanto tem que lidar com a rejeição dos vizinhos de um condomínio de casas de luxo, incluindo o casal Paulo (Sérgio Guizé) e Raquel (Leticia Colim), e a perseguição de Cibele (Adriana Esteves), que o acusa de ter matado Marcinho (o bom Antonio Haddad Aguerre). O condomínio ainda conta com Maria (Mariana Nunes) e Seu Durval (Luis Lobianco), que terão arcos – ruins – durante a temporada.
A graça da primeira temporada, de ser mais simples e direta, se perde completamente nesta segunda temporada. Os arcos dos vizinhos da religiosa Raquel e do marido Paulo, que desejam ter filho, mas ele é estéril, só ganha contornos interessantes lá pelo meio da temporada. A relação de Paulo com a vizinha Maria também é muito mal realizada, com uma revelação sem sentido – e uma cena que chega a ser bizarra de tão mal dirigida que envolve quase todos os vizinhos juntos. Ah, ainda tem Amâncio (Thomás Aquino), o pai de Marcinho, que é uma figura nula na trama.
Mais uma vez, quem brilha é Eduardo Sterblitch. Sua presença deixa todas as cenas tensas. É incrível como ele encontrou seu melhor personagem e merecia até uma série derivada só dele, apesar de que Sérgio como vereador só é citado no primeiro episódio e lá pelo final. Seria muito mais interessante mostrar os bastidores políticos de um miliciano como vereador e ainda a sua avó, interpretada pela excelente Walderez de Barros, que mete medo em cada cena que aparece, tal qual o neto.
A série, que vinha cambaleante, decai de vez quando um crime acontece. Ali se perde totalmente o que tinha de interessante para apostar em um “quem matou?” bem óbvio de ser descoberto – apesar de que em cenas antes do crime, todos os personagens falam que queriam matar um personagem, algo bem mastigado para o público.
Os Outros – Segunda Temporada mira diversos temas, mas passa longe do alvo durante seus 12 episódios, dando, ao final, a sensação de que tinha boas ideias, mas foram mal executadas até pela quantidade. A série ainda deixa uma ponta para a terceira temporada – a qual, passarei…