Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Cinema

Crítica – Ainda Estou Aqui

Longa estreia em novembro nos cinemas

Foto | Divulgação

Salvador foi a cidade escolhida para o longa “Ainda Estou Aqui” ser exibido e poder concorrer à lista de finalistas a Melhor Filme Estrangeiro no Oscar. Após ser aclamado no Festival de Veneza, onde ganhou o prêmio de Melhor Roteiro, escrito por Murilo Hause e Heitor Lorega, foi com curiosidade que fui assistir à esse novo filme do diretor Walter Salles, que só estreia oficialmente no Brasil dia 7 de novembro.

A trama se passa no final da década de 70, com a Ditadura Militar mais sanguinária do que nunca, e gira em torno da família de Rubens Paiva (Selton Mello), um político e engenheiro civil que é levado por agentes policiais para prestar depoimento e “desaparece”. Vemos então a luta de Eunice (Fernanda Torres, excepcional!) em ter que educar os cinco filhos e ir em busca de notícias do marido.

O longa é baseado no livro escrito pelo filho de Rubens, o jornalista Marcelo Rubens Paiva. E uma, das inúmeras virtudes de Ainda Estou Aqui, é a força do seu elenco, incluindo os jovens atores Valentina Herszage (Vera), Luiza Kosovski (Eliana), Barbara Luz (Nalu), Cora Mora (Beatriz) e Guilherme Silveira (Marcelo).

Fernanda Torres aqui entrega uma personagem das mais interessantes em sua longa lista de atuações. Eunice, por se tratar de uma personagem real, é cheia de camadas, e consegue mostrar força quando quer respostas sobre a localização do marido, ao mesmo tempo que é ternura pura na relação com os filhos, para tentar dar uma esperança a eles e deixá-los ignorantes sobre o que está acontecendo – claramente para não machucá-los.

O premiado roteiro também é forte, mostrando como era a – péssima – época da Ditadura Militar no Brasil fugindo do clichê, mas de forma crua, revelando o dia a dia de uma cidade tomada por militares. O roteirista Marcelo Hause já havia demonstrado toda a sua sensibilidade em A Vida Invisível. É angustiante ver Eunice sendo interrogada em um quartel, enquanto ouvimos gritos de pessoas sendo torturadas – lembrando muito o excelente Zona de Interesse, que aborda o Holocausto.

Já Walter Salles continua em excelente forma. Sua sensibilidade na direção e o domínio que tem nos atores salta aos olhos. Parece que estamos assistindo à um documentário e somos um espectador inserido dentro da casa, acompanhando como um amigo toda aquela angústia familiar. A montagem também acerta ao recorrer, em alguns momentos, a gravações em Super8 da família, nos colocando ainda mais íntimos deles, sofrendo junto e acompanhando o dia a dia das ruas cariocas. A ambientação da época, por sinal, é outro acerto do longa.

Ainda Estou Aqui é a mais nova obra-prima do cinema nacional por conseguir ser espetacular em tudo. Ainda conta com a participação mais do que especial de Fernanda Montenegro. Em pouco mais de 5 minutos em que aparece, sem precisar dizer nada, dá um show de interpretação, como sempre, e mostra porque é uma deusa da atuação.

E depois de Fernanda Montenegro ter sido indicada ao Oscar de Melhor Atriz pelo maravilhoso Central do Brasil, também de Salles, parece que agora é a vez da filha ser indicada e, quem sabe, ganhar e reparar o erro histórico que foi a derrota de Montenegro para Gwyneth Paltrow em 1999.

Leia mais

Beleza

Se antes as manhãs eram vistas como território exclusivo de reuniões e rotinas apressadas, agora elas se tornam palco de um novo ritual: o...

Música

Ingressos começam a ser vendidos dia 25 de agosto

Teatro

Espetáculo será apresentado de 2 a 5 de outubro, no Teatro Sesc Casa do Comércio

Música

 Orquestra Sinfônica da Bahia apresenta, neste domingo, 24 de agosto, às 11h, mais uma edição do projeto OSBA Solar. O concerto faz parte da série que leva apresentações matinais...

Negócios

Público poderá degustar a puro malte do Grupo Petrópolis no show da dupla sertaneja

Cinema

Em O Mágico de Oz, a jovem Dorothy, que vivia em um mundo cinzento, precisa passar por uma aventura na Terra de Oz para...

Moda

Se correr rápido já parece arte, imagine fazer isso com apenas 160g nos pés. Esse é o poder do novo KR7 Pro Speed Tech,...