Lançada há mais de 50 anos, a marca Pérgola, da Vinícola Campestre, foi novamente apontada como líder em vendas de vinho nacional na última pesquisa Líderes de Vendas realizada pela Nielsen e publicada pela revista SuperHiper, da ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados). Este é o décimo ano consecutivo em que a marca gaúcha de vinhos de mesa ocupa o topo do pódio da pesquisa e a primeira vez que um vinho alcança o marco de 10 anos sequenciais como o mais vendido.
Só em 2023, foram comercializadas 40 milhões de garrafas do Pérgola, que atualmente pode ser encontrado em mercados de todos os estados brasileiros. A Bahia ficou em terceiro lugar entre os estados que mais consumiram o vinho – foram quase 7 milhões de unidades vendidas no período, atrás apenas de Minas Gerais (8,3 milhões) e São Paulo (11,6 milhões). Para celebrar a conquista, a marca lança no segundo semestre uma garrafa comemorativa dourada em lote limitado: serão 2 milhões de exemplares da edição histórica do Pérgola distribuídos pelos supermercados de todo o país.
Inaugurada em 1968 no Rio Grande do Sul pela família Zanotto, a Campestre tem uma unidade em Campestre da Serra e outra no município de Vacaria, a mil metros de altitude da Serra Gaúcha. O sucesso de vendas do Pérgola possibilitou que a vinícola realizasse um grande sonho da família no local: a produção de vinhos finos de alta qualidade, feitos com uvas varietais cultivadas em vinhedos próprios, como sauvignon blanc, pinot noir, sangiovese e malbec.
Hoje a vinícola assina linhas premiadas internacionalmente como a Zanotto, além de manter um grande complexo de enoturismo com passeios culturais, visitação dos vinhedos, atividades de lazer, restaurante e degustação. Agora o projeto vai crescer com a construção de um hotel, para que os visitantes possam se hospedar in loco e conhecer o processo produtivo de ponta a ponta.