A grife italiana Dolce & Gabbana acaba de entrar para o universo pet com o lançamento do Fefé, um perfume exclusivo para cães. Inspirado no cachorro de Domenico Dolce, um dos fundadores da marca, o produto promete proporcionar uma experiência sensorial tanto para os donos quanto para os animais de estimação.
Com um preço de R$ 605, o perfume Fefé apresenta uma fragrância delicada e envolvente, composta por notas de ylang-ylang, almíscar e sândalo. A marca destaca a qualidade dos ingredientes e a certificação de segurança para animais, mas o alto custo e a necessidade de perfumar cães geram debates entre especialistas e consumidores.
“Borrife nas suas mãos ou em uma escova e passe esfregando ou escovando a pelagem do seu cão do meio do corpo em direção ao rabo para proporcionar um momento de mimo perfumado”, instrui a Dolce & Gabbana. “Fefé também pode ser aplicado diretamente no corpo do seu cão, evitando a área do nariz.”
A ideia de perfumar cães não é nova, mas a entrada de uma marca de luxo como a Dolce & Gabbana nesse mercado chama a atenção. O frasco elegante, com detalhes em ouro 24 quilates, e a acompanhamento de uma coleira personalizada reforçam o posicionamento premium do produto.
Segurança e bem-estar animal
A Dolce & Gabbana afirma que o Fefé é seguro para os cães, com ingredientes naturais e aprovação veterinária. No entanto, a American Society for the Prevention of Cruelty to Animals (ASPCA) alerta que, embora pequenas quantidades de perfume não causem grandes problemas, a ingestão de produtos químicos pode ser prejudicial para os animais.
A organização recomenda banhos regulares com shampoos específicos para cães e cuidados com a higiene para manter os animais saudáveis e com um odor agradável.
Especialistas em comportamento animal questionam a necessidade de perfumar cães, argumentando que a maioria dos animais prefere seu cheiro natural e que a prática pode até mesmo confundir o olfato dos cães, que utilizam o cheiro para se comunicar e identificar o ambiente.
