Feito à mão, macerando folhas e sonhos, extraindo e criando essências especiais, com carinho e qualidade. É dessa forma que a Deos Fragrâncias Ancestrais, perfumaria natural, quer conquistar o olfato e o coração dos baianos. De acordo com Juliana Brito, perfumista e idealizadora da marca, a ideia é buscar uma reconexão com a natureza e a ancestralidade feminina através dos cheiros e das texturas aromáticas das plantas e ervas brasileiras e exóticas, a exemplo de néroli, baunilha, ylang ylang, sândalo, bergamota, jasmim, rosas, vetiver, laranja doce e cedro.
“A perfumaria ancestral e artesanal tem a capacidade de te levar à sua origem através do aromas. Quando nos conectamos às plantas, estamos alinhadas com a sabedoria da natureza e de todo o contexto feminino que nos antecede. Através do nosso faro, nos reconectamos com as mulheres que, antes de nós, deixaram sua expressão na natureza e no universo”, afirma Juliana. A artista explica que o olfato é o sentido mais intuitivo do ser humano. “Através deles criamos memórias, conexões e conhecimento”.
Nos últimos anos, a procura por alimentos, cosméticos e utensílios de origem orgânica e natural tem aumentado consideravelmente no mercado nacional e, em especial, no baiano, conforme levantamento recente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), mostrando que o público-alvo desses produtos buscam cada vez mais por itens livres de aditivos químicos, conservantes artificiais e outros ingredientes sintéticos.
Perfumaria natural, ancestral e artesanal
Criada em março de 2022, a marca teve sua concepção iniciada alguns anos antes quando a tímida Juliana Brito ainda procurava seu lugar no mundo.
Sempre curiosa para entender assuntos que tratem da psique humana, aquilo que não é palpável, a artista escondia seu talento do mundo, até que, pelos idos de 2017, se descobriu nas manualidades, adquirindo um novo hobby que, leem de um empreendimento, era medicinal, do corpo e do espírito inquieto que, além da perfumaria, demonstra talento para pintura, escultura, etc.
A ideia para a criação da Deos surgiu durante a pandemia de Covid-19 que, apesar de todo quadro preocupante, também revelou talentos. Convidada para ser aluna de uma escola de perfumaria ancestral, Juliana passou a acessar a sua própria ancestralidade através da manipulação das plantas. Então, a medida desastrada, alérgica e impulsiva se abriu para o mundo iluminado e poderoso das fragrâncias naturais.
“Foi um encanto instantâneo, e vi que era isso que me faltava! Ser perfumista, entender os aromas da natureza e produzir aromas é o que me faz feliz e me dá prazer! Sinto que já fiz isso em outras vidas. O olfato é o único sentido que está ligado diretamente ao sistema límbico. Os cheiros ao nosso redor são responsáveis por nos deixar alegres, animados, focados, introspectivos e reflexivos. Dessa forma, podemos nos reconectar com esse sentido tão menosprezado durante tanto tempo”, revela.