Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Negócios

Financiamento de placas solares cresceu 113% na região Nordeste

Foto | Divulgação

Entre janeiro e maio deste ano, o financiamento de placas solares cresceu 113% na região Nordeste em comparação com o mesmo período do ano passado, é o que indica o levantamento da Sim, empresa financeira do Grupo Santander. O aumento de pessoas interessadas pela energia limpa, de acordo com o presidente da Associação Baiana de Energia Solar (ABS)Marcos Rêgo, mostra o crescimento e desenvolvimento do mercado sustentável no Brasil.

“A gente observa uma demanda cada vez maior, tanto das pessoas físicas quanto jurídicas, pela energia solar. Isso porque os consumidores estão preocupados com a sustentabilidade do planeta. Por isso, preferem comprar de empresas que apostam em práticas sustentáveis, o que estimula as marcas a adotarem as placas solares”, explica Marcos.

O cenário que o especialista destaca é constatado pelo estudo da Union + Webster, que evidencia que 87% dos brasileiros preferem comprar de empresas que exercem práticas sustentáveis. No compasso da atenção dos consumidores à pauta ambiental, as simulações de financiamento no Nordeste para aquisição de placas solares cresceram 114% nos primeiros cinco meses deste ano, em comparação com 2023.

“É um panorama que a gente fica feliz de observar. O uso da energia solar ajuda a reduzir a emissão de agentes poluentes e diminuir as taxas de carbono. Ou seja, tem um impacto positivo no meio ambiente. Apostar no uso da energia solar, a cada dia, se mostra uma ação imprescindível para ajudar a contornar a crise climática que assola o mundo”, ressalta Marcos.

Diante desse cenário, apenas no primeiro semestre deste ano, o Programa de Financiamento à Micro e Minigeração Distribuída de Energia Elétrica e Sistemas Off-grid (FNE Sol), do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), já concedeu mais de R$ 600 milhões em crédito para a adoção do sistema de geração de energia fotovoltaica. O montante, conforme o gerente de negócios da instituição, Lauro Ramos, “representa um aumento de 18% em comparação com o mesmo período do ano passado. A nossa expectativa para esse ano é superar o orçamento de R$ 1 bilhão”. 

São diversos os motivos que incitam a maior procura pelo sistema fotovoltaico no País. Fora o grande impacto ambiental, a instalação de um sistema de energia solar ajuda no bolso do consumidor, afirma o vice-presidente da ABS,  Pedro Pessoa. “Quem tem energia solar na empresa ou em casa, sem dúvidas, paga mais barato na conta de luz. A economia chega a 90%. Isso porque as tarifas são menores e o custo de manutenção das placas solares é baixo”, explica Pedro. 

Outro benefício que os utilizadores de sistemas fotovoltaicos têm é a redução de diversos impostos, conforme destaca Pedro. De acordo com ele, muitos estados oferecem redução na taxa do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) para quem faz uso da energia solar, seja empresa ou pessoa. 

“Além disso, as marcas que instalam sistemas fotovoltaicos podem ter direito ao Crédito de Imposto sobre Bens e Serviços (CIDE). São muitas vantagens para um público que contribui para a sustentabilidade do planeta”, ressalta o vice-presidente da ABS.

Leia mais

Música

Com shows de Luiz Caldas, Negra Cor e Herbert Richard, o evento Black Tie celebra os 72 anos do hotel e os 18 da...

Música

O som do cantor Belo vai tomar conta do Armazém Convention. Considerado um dos principais nomes da música brasileira e ícone do pagode romântico,...

Beleza

A grande novidade na indústria da beleza é a chegada do blush em pó Soft Pinch ao Brasil, um produto que promete transformar a...

Gente

Lançamento bem-sucedido marca um capítulo importante na carreira da escritora

Moda

Estética western, elementos românticos, itens bicolores e transparência marcam o lançamento

Beleza

Em comemoração aos seus 40 anos de história, a M·A·C Cosmetics está trazendo de volta algumas das tonalidades de batons mais icônicas e queridas...

Gente

Titulado “Tricô”, o livro traz poesias inéditas através dos versos que ressaltam sentimentos que permeiam a existência