Não que pesquisas fossem necessárias, mas até os números comprovam: em breve, os gatos vão dominar o mundo, ou melhor, curar o mundo. Segundo o último Censo Pet (sim, ele existe), a busca por gatos para adoção aumentou. Durante a pandemia, foi até maior do que a procura por cachorros. E para a sorte dos novos adoradores, dos antigos amantes e dos corações que vêm se rendendo a eles aos poucos, em julho chega às livrarias pela Intrínseca Vou te receitar um gato — o best-seller japonês de 2023, da premiada autora Ishida Syou.
Eles, que já têm um Dia Mundial (17 de fevereiro) e são reconhecidos como inspiração por grandes nomes da MPB, costumam ser uma companhia muito misteriosa, mas o seu poder curativo é inquestionável. No livro, quem garante isso é o excêntrico Dr. Nike e sua enfermeira mal-humorada, Chitose. Em uma misteriosa clínica localizada no final de um beco escuro, aonde apenas as almas que mais precisam de ajuda conseguem chegar, a receita deles é única e certeira: um tratamento exclusivo — e um tanto estranho — com gatos.
Como não é difícil imaginar, ao receberem essa prescrição nada convencional, os pacientes muitas vezes ficam intrigados. No entanto, quando “tomam” o animal pelo período recomendado, testemunham profundas transformações em suas vidas. A melhora em si não vem de uma ação do personagem a ser curado nem por meio de mágica. Ela aparece como efeito colateral causado pelos gatinhos brincalhões, cativantes e de vez em quando bagunceiros. Ou seja, por meio das famosas gatices — cenas com as quais muitos donos de gato vão se identificar.
Eles derrubam coisas, não deixam os donos dormirem, rasgam documentos importantes… E é dessa forma, no livro, que um corretor de investimentos se depara com uma alegria inesperada após ser demitido. Um homem de meia-idade encontra paz no trabalho e em casa. Uma mãe cansada se reconecta com a filha. Uma designer de bolsas aprende finalmente a relaxar. E uma gueixa abalada pela perda de sua gata descobre como seguir em frente. Em cada um dos cinco capítulos que compõem a obra, conhecemos uma história e um gatinho diferente (ou dois), retratado por lindas e inéditas ilustrações da artista Nicole Bustamante.
VOU TE RECEITAR UM GATO, de Ishida Syou Tradução: Eunice SuenagaPáginas: 224 Editora: Intrínseca Livro impresso: R$ 49,90 E-book: R$ 34,90 |