A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) celebra a obra do compositor austríaco Franz Joseph Haydn com o concerto “Viva Haydn!”, que acontece nesta quinta-feira, 23 de maio. A apresentação será às 19h30 no Teatro Faresi (antigo Teatro ISBA), em Ondina. Os ingressos estão à venda por R$20 (inteira) e R$10 (meia) na plataforma Sympla.
Um dos mais importantes compositores do período clássico, Joseph Haydn integra, ao lado de Mozart e Beethoven, o chamado “classicismo vienense”. Haydn compôs 107 sinfonias e o programa deste concerto, que terá a regência do maestro Carlos Prazeres, inclui três delas: as Sinfonias 70 e 90 do compositor austríaco, além do último movimento da Sinfonia 60.
“Haydn traz uma atmosfera de leveza e teatralidade às suas sinfonias, que se conectam de forma muito interessante com a OSBA. Somos uma orquestra vibrante, com movimento corporal no palco, e Haydn incorpora esse elemento teatral em suas composições”, explica Prazeres.
Considerado o pai da sinfonia clássica, Haydn teve grande influência na formação do estilo clássico de composição. No concerto “Viva Haydn!”, a OSBA interpretará algumas de suas sinfonias que dialogam com este elemento teatral destacado pelo maestro.
“Em suas obras, Haydn brinca com situações. Ele tem a Sinfonia da Despedida, a Sinfonia do Lustre, entre outras. Nesta apresentação, a Orquestra não apenas tocará, mas também atuará de alguma forma”, completa Carlos Prazeres.
SOBRE A OSBA: A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) foi criada em 30 de setembro de 1982 e faz parte do corpo artístico do Teatro Castro Alves. Em abril de 2017, seu processo de publicização foi consolidado, passando a ser gerida pela Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA), uma entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social (OS). A OSBA continua sendo um corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura (SecultBA) e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).