A atriz Marisa Orth vai apresentar em Salvador o monólogo “Bárbara”, primeiro espetáculo solo da artista, livremente inspirado no livro “A Saideira”, de Barbara Gancia. A peça ficará em cartaz no Teatro Faresi (antigo Teatro ISBA), sexta, 12 de julho, e sábado, 13 de julho, às 20h e domingo, 14 de julho, às 17h. Os ingressos custam a partir de R$ 50 e estão à venda no Sympla.
“Há pessoas cujas vidas imploram para ser escritas”. Este pequeno trecho, de autoria do sempre genial Ruy Castro, foi extraído do prefácio de “A Saideira: Uma dose de esperança depois de anos lutando contra a dependência” (Editora Planeta), a celebradíssima autobiografia em que a escritora e jornalista Barbara Gancia expõe de peito aberto um tema de sua vida, que é tabu até hoje para muitos: a luta contra o alcoolismo.
E como há pessoas cujas vidas imploram também para ser representadas e ganhar novos contornos, as tragicômicas histórias dos mais de 30 anos de dependência do álcool e suas consequências contadas no livro finalmente ganham os palcos em “Bárbara”, um espetáculo solo estrelado por Marisa Orth. chega a Salvador, no Teatro ISBA (Teatro Faresi), nos dias 12,13 e 14 de julho, com sessões às sextas e sábados (às 20h) e domingos (às 17h), em curta temporada.
Dada a imensa repercussão que o livro causou desde seu lançamento, bem como as inúmeras e necessárias palestras que Barbara Gancia tem feito sobre o tema nos últimos anos, o desafio da montagem sempre foi o de não realizar uma simples transposição para o palco. “Como encenar algo já definitivo e tão bem relatado em um livro? Ao mesmo tempo em que a gente pensava nisso, sempre houve a certeza de que ‘A Saideira’ possui uma força cênica e precisava ganhar o palco para tocar outros públicos”, diz Marisa Orth.