Com a temporada de desfiles revelando suas propostas para o ano, e os principais eventos de arquitetura e design apresentando seus lançamentos, a arquiteta e designer Mila Caramelo, à frente do escritório MC8 Interiores, apresenta as tendências que unem a moda e a arquitetura para 2024:
Sustentabilidade
Cresce o número de consumidores buscando marcas que adotam práticas sustentáveis e materiais orgânicos. Na arquitetura de interiores vemos um aumento no uso de materiais eco-friendly, como madeira de demolição ou reflorestamento, tecidos orgânicos, tintas ecológicas, e sistemas de energia renovável em projetos residenciais e comerciais.
Minimalismo
Tendência forte na moda, com foco em designs simplificados, linhas limpas e cores neutras, essa estética pode ser traduzida para a arquitetura de interiores por meio de espaços amplos integrados e arejados, mobiliário de design simples e funcional, e uma paleta de cores neutras e suaves que cria uma atmosfera serena e relaxante.
Inclusão
Assim como a moda, a arquitetura está se tornando cada dia mais inclusiva, criando espaços acessíveis e funcionais para pessoas de todas as idades, habilidades, gêneros e origens. Neste contexto grandes marcas lançaram na Revestir 2024 revestimentos táteis e com texturas diferenciadas para estimular o toque e a interação com o ambiente, assim como produtos visualmente neutros em termos de gênero e que atendem às necessidades e preferências de uma ampla gama de pessoas, seguindo o movimento genderless.
Tecnologia Integrada
A moda está cada vez mais incorporando tecnologia em suas criações, com roupas inteligentes, tecidos com sensores e acessórios conectados. Da mesma forma, a arquitetura de interiores aproveita a tecnologia para criar espaços inteligentes e conectados, com sistemas de automação residencial e integração de dispositivos IoT para criar ambientes personalizados e eficientes em termos energéticos.
Metalizado
Outra tendência que ganha força, adicionando um toque de brilho e glamour tanto aos looks de moda quanto aos elementos decorativos de interiores. Neste contexto, ganha destaque as jóias de parede, esculturas e peças de design, em sua grande maioria banhadas a ouro para adornar a casa, como das artistas Nara Ota, Fabiane Queiroga, By Gabs entre outras.
Menos Padronização, Mais Exclusividade
O novo luxo é pautado ainda mais pela exclusividade e a valorização da individualidade e da expressão pessoal. Os trabalhos manuais ganham importância, e a ideia de casa-refúgio continuará em alta.
Estampas e Texturas Exuberantes
Além do minimalismo, há uma tendência emergente em direção a estampas ousadas e texturas exuberantes na moda, com padrões florais, estampas de animais e tecidos luxuosos. Essa tendência pode ser incorporada à arquitetura de interiores por meio do uso de papéis de parede com padrões vibrantes, tecidos texturizados em estofados e tapetes, e detalhes decorativos que adicionam uma dose de drama e personalidade aos espaços.
Transparência
A transparência é uma tendência que se destaca, tanto na moda quanto no design de interiores, oferecendo uma sensação de leveza e modernidade aos espaços. Ela está bastante presente no uso de rochas translúcidas, tecidos leves como linho e objetos decorativos com transparência como os diversos tipos de vidro.
Estilo Retrô e Vintage
A busca por personalidade, autenticidade e certezas resgatou o retrô e o vintage na moda e na decoração. Vale destacar que: o retrô utiliza peças produzidas em tempos atuais, mas com design antigo e o vintage é caracterizado pelo uso de peças antigas e originais de décadas passadas na decoração. Essa inspiração associada a móveis contemporâneos cria ambientes únicos.
Cartela de cores para 2024
Para quem gosta de tons suaves, vale apostar no Verde-Menta e Rosa Antigo, para quem gosta dos mais ousados e marcantes, sugerimos a aposta no vermelho cereja, fortemente presente nos desfiles de moda da Gucci, Ferragamo e Versace, amora e verde musgo, eles proporcionam uma atmosfera sóbria e elegância. Para quem curte os neutros e atemporais, aposte nos terrosos, eles continuarão em alta e contribuem para criação de uma atmosfera harmoniosa e aconchegante, independentemente do tipo de ambiente.
Em resumo, essa interseção entre moda e arquitetura reflete a natureza dinâmica e interconectada do mundo do design, onde as influências e inspirações se cruzam e se reinventam continuamente.