Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Gastronomia

Bahia Vinho Show acontece nesta sexta e sábado em Salvador 

Foto | Divulgação Bahia Vinho Show
Foto | Divulgação Bahia Vinho Show

O Bahia Vinho Show, consolidado como o maior e mais diversificado evento de vinhos do nordeste, vai iniciar a sua 10ª edição nesta sexta-feira (03), no Hotel Vila Galé Salvador, em Ondina. Os apreciadores, amadores e profissionais, poderão degustar e adquirir vinhos com preço de distribuidor na feira que, neste ano, terá mais de 150 rótulos disponíveis.

A prática da harmonização também está garantida com o acesso a mesas de queijos e pães. Nesta edição, serão mais dez expositores entre importadores, distribuidores e produtores que guardam a certeza de que sabores autênticos da Bahia e do mundo estarão presentes. 

Outro momento aguardado pelo público baiano são as palestras ofertadas pelo evento, organizado pelo Clube Gourmet da Bahia. No dia da abertura, sexta-feira, o destaque é a conferência com o prestigiado enólogo Marcelo Petroli, que vai relembrar os desafios e sucessos ao longo de sua gestão na premiada vinícola UVVA. 

Sob o tema ‘Chapada Diamantina: O Novo Terroir do Brasil’, Petroli detalha que o domínio da tecnologia e a apuração técnica do sistema de dupla poda de manejo do vinhedo fazem com que o terroir da Bahia seja promissor. “Temos dois polos produtores aqui, um no norte do estado e outro na Chapada, por isso, são vinhos muito distintos entre si, trazendo uma complexidade de sabores, o que, com certeza, impulsiona a Bahia como muito promissora na produção de vinhos, exatamente por essa diversidade”.

Ciente do crescente e consistente interesse do público na área, o enólogo convida todos os apaixonados pela bebida a apurarem o conhecimento na área através do estudo teórico e prático, como na sua palestra. “Queremos desmistificar que o vinho é para poucos. Hoje, já é possível fazer enoturismo na Bahia. Na UVVA, por exemplo, temos uma equipe de enólogos exclusivos para o atendimento e quem nos visita sai com uma experiência fantástica quanto ao conhecimento do terroir e degustações de vinhos”. 

No sábado (04), a condução da palestra ‘Vinhos ao redor do mundo’ fica a cargo do Sommelier Jaime D’Oliveira. Na ocasião, ele abordará os principais países, regiões locais e principais uvas(castas) emblemáticas e autóctones e vinhos pelo mundo. Os ingressos para o Bahia Vinho Show já podem ser adquiridos pelo Ticketmax. A classificação etária do evento é para maiores de 18 anos.

Menu Vinho Show 

A grande novidade do Bahia Vinho Show este ano é a realização do Menu Vinho Show, iniciativa que acontece desde o dia 19 de abril com restaurantes selecionados de Salvador e Região Metropolitana. Conforme a parceria, chefs, Sommeliers e distribuidores se debruçaram na escolha de pratos que harmonizam com os vinhos que fazem parte do catálogo dos expositores do evento.

A harmonização foi pensada considerando os pratos principais. A refeição completa, no entanto, é acompanhada de entrada e sobremesa. A experiência está disponível até o sábado, o valor dos menus está disponível na página do Instagram do Bahia Vinho Show e dos restaurantes. 

Veja a lista dos menus fornecidos pelos restaurantes participantes: 

Riz Bistrô: O prato principal do menu é um risoto de camarão grelhado, finalizado com queijo brie e molho pesto. A refeição será acompanhada de um delicioso vinho perfeitamente harmonizado, o Codici Puglia Bianco, da Sotero Vinhos. 

La Lupa: O estabelecimento apostou na receita clássica romana do Spaghetti alla Carbonara que harmoniza com uma taça do vinho Solopaca Rosso Sannio, da Vinífera Import.

Busca Beers Bistrô: Preparou duas opções de menu. A primeira é composta pelo Noble Meats, composto por seleção de carnes nobres de Shouldier, Maminha e Denver, acompanhado do vinho Decauville Sirah. Já a segunda opção é uma Pasta Provençal composta por molho de tomate e camarão. O vinho para harmonizar é o Solopaca Bianco. Os vinhos são da Vinífera Import.

Vini Figueira Mar:  O restaurante oferece filé mignon ao molho demi glace de goiabada com purê de feijão-verde, acompanhado do vinho Essencial Ancelotta, da Sotero Vinhos.

Vishnu: O estabelecimento indiano preparou um Super Thali composto por três proteínas (Mutton Korma, Kodi Kobbari Massala e Mutton Korma) harmonizados pelo La Silla Carménère, um vinho que integra o catálogo da Vinífera Import. 

Muy Massa: Preparou um autêntico risoto carbonara italiano. O vinho de acompanhamento é o Ola Po Chardonnay, disponível no catálogo da Sotero Vinhos. 

Yokoyama Sushi Bar: O restaurante preparou um combo que inclui sashimis, jous, hot-rolls, temakis, carpaccios, salmões grelhados, entre outros. Para acompanhar, o vinho selecionado foi o Família Barriobero Jovem Branco, encontrado no catálogo da Vinífera Import.

Leia mais

Gente

Feita para sonhar. É assim a nova coleção Outono-Inverno da loja Classy, lançada em um badalado jantar nessa quarta-feira (8). A comemoração reuniu influencers,...

Gastronomia

Este ano a Chef Andréa Ribeiro resolveu homenagear as mães com uma sobremesa especial, que tocasse o lado doce de ser mãe, de forma...

Gente

Evento não apenas celebrou a excelência na arquitetura e na decoração, mas também reafirmou o compromisso do NDB em promover o desenvolvimento profissional e...

Beleza

A Burberry lançou a Eau de Parfum Burberry Goddess, uma fragrância feminina inspirada pela campanha estrelada por Emma Mackey. Esta criação celebra a feminilidade...

Viagem

Longe da agitação dos centros urbanos, resort oferece tranquilidade e bem-estar

Gastronomia

Festival gastronômico é responsável por impulsionar economia e turismo da capital baiana

Música

Artista lamentou ocorrido

Moda

A Tiffany & Co. inaugurou uma nova loja de dois andares e mais de 1.200 m² no Miami Design District, destacando o mais recente...