Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Perfil

Andrea Velame: mente inquieta e curiosa para comunicar e criar

Conheça a trajetória dessa baiana de sucesso

Foto | Divulgação

Andrea Velame tem uma presença forte. É capaz de chegar em qualquer lugar e preencher o espaço apenas por estar lá. Enquanto fala, gesticula e anota muita coisa do que diz, relembrando e pensando. A mente não para, como pudemos perceber no seu belo escritório localizado no Comércio, com a vista deslumbrante da Baía de Todos-os-Santos.

Nascida em Feira de Santana, Andrea Velame, com apenas 8 meses, se mudou com a família para Goiânia, onde ficou por cinco anos. Seguindo o pai, o caminhoneiro Adalmare Velame, veio para Salvador também com a mãe, dona Joana, e os irmãos Ronald e Júnior (atualmente, engenheiros civis).

Da mãe, ela incorporou o entusiasmo pela arquitetura, apesar de Joana ser formada em pedagogia. “Se tivesse tido oportunidade, ela teria sido uma grande arquiteta”, relembra. E Andrea garante que foi escolhida naturalmente pelo mundo da arquitetura e decoração, já que se formou em administração de empresas, se especializou em marketing e se tornou uma decoradora. “Sempre fui uma pessoa muito curiosa. Nunca fui de pensar em me especializar em um assunto, até porque os assuntos mudam na minha mente em uma velocidade muito grande”.

A única coisa que não muda na mente dela é o amor. Casada com o engenheiro Inácio Barreto há 37 anos, e juntos há 46, tiveram os filhos Nathalia e Bruno Velame. “Sou muito família. Somos muito unidos. Como fui mãe cedo, aos 22 e 23 anos, tive a sorte de tê-los como amigos. Todos com as vidas encaminhadas. Bruno foi trabalhar com o pai e Nathalia, comigo.”, diz.

“Sempre quis criar a minha marca. Mantive meu nome de solteira, Velame, por ter orgulho da trajetória de meu pai e sempre quis que o nome dele acompanhasse minha vida. E meus filhos, coincidentemente, utilizam o sobrenome Velame.”

Andrea ao lado do marido Inácio Barreto e o filho Bruno Velame

Apesar de achar que o marketing seria o caminho de sua vida, um papel de parede mudou a trajetória. “Entrei em uma loja para comprar um papel de parede e saí dona da loja Casabela. Achei que sendo uma dona de loja teria uma qualidade como mãe muito maior do que sendo funcionária, já que meus filhos tinham nascido. E isso foi um grande equívoco, já que trabalhei bem mais”, diverte-se.

Começo como decoradora

Amiga de Daniela Mercury, Andrea Velame já começou como decoradora “apenas” fazendo a casa da cantora no Caminho das Árvores e no condomínio Encontro das Águas alem da empresa O Canto da Cidade, também de Daniela, na Pituba. Ambos trabalhos foram capas de revistas de arquitetura e decoração na época. “Isso gerou uma mídia muito grande porque era o boom dela. Acabei sendo reconhecida pela Associação Brasileira de Designers como autodidata.”, relembra.

Desde então, atuou como lojista e designer de interiores – que desacelerou quando a filha , Nathalia Velame se formou. “Acho que não vale a pena duas pessoas na área de criação. Um cria e o outro, no máximo, opina, instiga a até crítica de forma positiva! Passei o bastão para ela, que era mais contemporânea, enquanto eu sempre fui mais pop. Foi uma decisão bem acertada”.

Como a vida da multifacetada Andréa é repleta de fases, ela também participou do projeto do complexo Costa de Sauípe, onde foram produzidos 8 mil móveis para todos os hotéis e pousadas. “Acabei criando uma fábrica de móveis e desenvolvemos uma linha distribuída em algumas capitais do Brasil, com parceria de Marcus Barbosa”, que hoje compartilho alguns projetos, diz.

Envolvida com o ramo de hotelaria por conta da experiência em Sauípe, surgiu a ideia de abrir um restaurante em sua loja de decoração na Ladeira da Barra, onde, atualmente, é o escritório do arquiteto Sidney Quintela. “O Lucca era especializado na gastronomia do norte da Itália, todo a luz de velas. Acredito que o restaurante foi aberto antes do tempo do mercado estar preparado para um restaurante como aquele”, afirma.

Comunicadora de mão cheia

Em 2004, Andrea Velame estreava na Band em um programa próprio, o Tudo AV, que durou 11 anos. A atração era uma revista eletrônica sobre arquitetura, móveis, decoração, turismo cultural e gastronomia. “O programa me deu a possibilidade de falar sobre comportamento, que sempre foi minha grande paixão. Misturar arquitetura com pessoas, cultura e deixar isso para elas”.

Andrea ao lado da filha Nathalia

A partir daí, veio a editora com as revistas Conceito AV e AV Noiva e o livro Casas Conceito, que, futuramente, se tornou o nome da mostra criada por Velame. “O nome surgiu por conta de uma casa conceito que criei no escritório. Era uma casa grande, que recebíamos pessoas para eventos e como um local para fazer gravações do programa. Tinha área gourmet, salas de jogos e outros espaços onde o programa era filmado”, revela.

“Nos últimos 2 anos do programa, já não tinha muita paciência de fazer televisão. Então criei essa casa conceito para ver se, saindo de gravações externas e gravando no estúdio, conseguiria me sentir mais entusiasmada para continuar. Mas teve uma hora que cheguei no meu limite.”

Os filhos Nathalia e Bruno, que cuidavam da trilha sonora, ainda adolescente, também participavam ativamente do programa. O programa nasceu exatamente na época em que ela precisava dar atenção aos filhos adolescentes. Os dois já tinham até seus escritórios com a mãe. “Nath tinha um perfil bem comercial na época.
Ela enxergou que estava na hora de fechar o ciclo e ir para o digital. “Se a gente não tiver um pouquinho à frente do tempo, ficamos para trás. Preciso ser instigada sempre”, diz.

“Fazer revista é minha grande paixão. Amo a parte gráfica. A gente sempre esteve entre os 5 maiores veículos da mídia impressa do Brasil. Viajamos para os principais hotéis do mundo como convidados. Tinha muito orgulho porque tinha muita qualidade gráfica e de conteúdo”.”

Casas Conceito

Andrea Velame sempre acreditou em mostras de decoração. “É uma grande oportunidade para o profissional se lançar no mercado, quando não é conhecido, e se manter em evidência quando já é conhecido”. Em 2018, decidiu montar uma mostra com o DNA dela, a Casas Conceito.

A primeira edição foi no Horto, onde futuramente se ergueu um prédio, o Monvert , sucesso de vendas com 100% das unidades vendidas.. O público qualificado buscava mais do que uma mostra de decoração, mas uma experiência que unisse decoração, arquitetura, gastronomia e cultura. “Isso foi muito forte no primeiro ano da Casas Conceito. O intuito era quebrar essa ideia de que mostra de decoração você vai uma vez e não volta mais. A Casas Conceito é uma experiência que as pessoas voltam diversas vezes, pois criamos experiências na visitação”, destaca Andrea.

Uma parte do espaço onde será realizada a nova edição da Casas Conceito - Foto | Gabriela Daltro
Uma parte do espaço onde foi realiza a edição da Casas Conceito 2023 – Foto | Gabriela Daltro

“Percebi que a história que eu tinha criado no mercado, tinha me dado uma credibilidade dentro do mercado para criar um evento próprio. O Raízes foi o primeiro empreendimento mobiliário da Bahia a ser 100% vendido sem corretor, sem stand de vendas, e sim pelo público que frequentou a mostra e conheceu o endereço”

Após a segunda edição da Casas Conceito, que se chamou Amar e foi instalada na Bahia Marina, e duas edições virtuais na época da pandemia, veio a grande mudança. Andrea Velame abandonou a ideia da primeira edição de montar a mostra em uma área de lançamento imobiliário e partiu para ir a lugares da cidade.

“Decidi que iria fazer a mostra em uma escola abandonada no Santo Antônio Além do Carmo. Junto ao projeto, queria reformar também 25 casas do entorno, que foi ampliada e até o Museu da Capoeira e a praça sofreram com intervenções de decoração. Deixamos um legado!”, celebra.

A mostra recebeu cerca de 20 mil pessoas, que redescobriram o prazer de viver o Santo Antônio Além do Carmo. O prédio da escola foi devolvido 100% reformado, para a Igreja do Santo Antônio com todos os materiais incorporados para que fosse adotado para um novo uso.

“A gente não descobre lugares, a gente reapresenta lugares”

Na sequência, foi para a rua Chile, a primeira Rua do Brasil. “Descobri o prédio das Duas Américas e requalificamos, fazendo a Casas Conceito de 2023”, lembra. No mesmo momento, foi convidada para fazer o Conceito Hotéis, em que 12 profissionais assinaram um ambiente e Andrea entrou como curadora. “É uma proposta completamente diferente da Casas Conceito, já que é perene, precisa de uma participação empresarial muito grande”, explica.

Palacete Tira-Chapeú, onde será a Casas Conceito 2024

Com a mente inquieta e sempre buscando um novo olhar, Andrea escolheu um lugar com história e vista para o mar na edição de 2024 da Casas Conceito: o Palacete Tira-Chapéu, construído em 1916, na Rua Chile, que será transformado em um centro cultural e gastronômico após a mostra. Com o tema “Sensações”, serão 35 ambientes em uma área de quase 3 mil m2. “Escolhemos o tema porque queremos que a pessoa entre no palacete e perceba a força das sensações”, explica Andrea que, nesse meio do caminho, assumiu a presidência da Associação da Rua Chile.

“A gente pega o espaço, descobre, dá uma leitura, reapresenta e sai, deixando que o espaço siga sua trajetória e vocação natural. Queremos fazer parte do legado de reconstrução da nossa cidade”

Como a mente criativa e inquieta de Andrea Velame não para, enquanto está cuidando da próxima edição da Casas Conceito, faz incorporações de novos empreendimentos na Rua Chile e em Arraial da Ajuda, em parceria com Marcus Barbosa e Nathalia Velame. E vamos esperar por mais coisas grandiosas e transformadoras para a cidade nos próximos anos, graças à mente de Andrea Velame.

Leia mais

Gastronomia

Com excelentes gastronomia e mixologia, espaço é fruto de retrofit meticuloso

Gente

Anapaula Della Piazza é a primeira mulher no Brasil a receber a Medalha de Collegium Cocorum, a mais alta honraria concedida pela Federazione Italiana...

Música

Show será em julho na Concha Acústica; ingressos estão à venda

Moda

A nova collab entre Joe Freshgoods e New Balance traz de volta o modelo 1000, um retrô-running dos anos 1990, agora com um design...

Moda

Marca baiana com pegada carioca aposta no beachwear e está de olho nas linhas Fitwear e Resort Wear para o segundo semestre de 2024

Moda

Grife propõe modelagens versáteis para o dia a dia da mulher urbana

Música

O cantor, compositor e percussionista Wilson Café inicia temporada de shows com o espetáculo O Tempo e a Maré, nesta quarta-feira (24/04), às 20...

Música

Evento reunirá sucessos dos artistas Aisha, Candice Fiais, Eric Assmar, Julia Ramos e Wyl Junior (RestGate Blues)