A executiva baiana Adriana Mira vem a Salvador para lançar seu livro “LIDERANÇA VIRTUOSA E HABILIDADES FEMININAS – um ensaio para promover ética, comunicação e liderança feminina”, lançado pela editora Appris.
O lançamento acontecerá no dia 30 de abril, das 18h às 21h, na Livraria Leitura, do Salvador Shopping. A obra é resultado da pesquisa de mestrado em Filosofia da autora em Roma, na Itália. Com mais 25 anos de experiência em planejamento e desenvolvimento de negócios e projetos, Adriana liderou times em organizações do Sistema Itália e no Brasil. Em Salvador, teve passagens marcantes pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Sebrae Bahia, Rede Bahia, ABMP e Câmara da Mulher Empresária, da Fecomércio-BA.
“É uma alegria poder lançar o livro em Salvador, perto da minha família, amigos e de pessoas que ajudaram a formar o meu perfil de liderança. Espero que seja um momento de conexão real e que o livro chegue a outras mulheres baianas como um despertar para suas potencialidades”, afirma Adriana.
Sobre a relevância feminina na liderança corporativa, a executiva vivenciou o fato inédito de ter sido a primeira mulher a dirigir a Câmara de Comércio Italiana de São Paulo (Italcam), em 120 anos de história da instituição.
O livro tem prefácio assinado por outra líder de peso no mundo dos negócios: Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza e do Grupo Mulheres do Brasil, que afirma: “Espero que a leitura dessa obra inspire muitas outras mulheres que podem e devem fazer a diferença, sendo líderes em empresas e também na sociedade.”
O livro
A temática da obra surgiu a partir de um insight de Adriana durante sua experiência profissional na pandemia. Assim, tem como ponto de partida a autofilosofia através de um olhar contemporâneo sobre gestão e habilidades femininas.
Para isto, a autora aborda a história do departamento de RH e do mundo do trabalho, características e perfis de liderança e mostra como líderes que usam seus valores guias e tomam decisões éticas impactam positivamente na cultura organizacional e inibem riscos de falimento ético.
Também traça um paralelo sobre a importância entre capitalismo humanista e ESG, pois empresas que valorizam prioritariamente as relações humanas estão mais atentas às suas responsabilidades e seu papel no mundo, visando atingir resultados com propósito.
Adriana destaca ainda características femininas como empatia, vulnerabilidade e prudência. Apresenta uma análise geracional sobre liderança de mulheres da Geração X e Y. Fala do papel do Chief Philosophy Officer (CPO) e como ele pode contribuir dando novas chaves de leitura para questões do cotidiano das empresas.
A obra aponta um olhar contemporâneo para citações filosóficas e se propõe a ajudar líderes, gestores e empreendedores sobrecarregados a colocar os problemas em uma nova perspectiva, estimulando-os através da autofilosofia.
